Menu
Buscarsexta, 13 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
Dourados

Hoje tem sarau literário na Academia Douradense de Letras

26 setembro 2012 - 13h35Por Redação Douranews

Será realizado hoje (26/09) às 19h30 a entrega de certificados aos professores da rede municipal de ensino que participaram do curso de extensão: “DOURADOS: MÉMORIAS E IDENTIDADES”, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Dourados, da Academia Douradense de Letras e do Grupo Literário Arandu. Os ministrantes foram os professores mestres Carlos magno Mieres Amarilha e Fernando Castro Além.

O curso foi realizado de junho a setembro para os professores das series iniciais da rede municipal, no auditório do Corpo de Bombeiros, segundo o coordenador Carlos Magno Mieres Amarilha o curso teve como objetivo oportunizar debates sobre o conhecer, o desconhecer e o reconhecer sobre o que é ser douradense. O que pertence e o que não pertence ao “ser douradense”. Foram distribuídos materiais de apoio e livro paradidático aos participantes.

Para as grandes editoras, “regional”, significa pouca venda. Já que o mercado nacional ou região metropolitana, que concentra milhões de pessoas, são as preferidas das editoras, nesse sentido, não compensa “vender” pouco. E com isso a História e a Literatura regional são excluídas da sala de aula em Mato Grosso do Sul.

De acordo com Amarilha aumenta a procura dos intelectuais e de entidades por “fatos” acontecidos na cidade, começa também a despertar aos curiosos de plantão que moram atualmente em Dourados. Não há uma história única, de um objeto particular, há pluralidades de interpretações e, ao mesmo tempo, critérios de validações.Existem muitas publicações realizadas pelos memorialistas, intelectuais, artistas, músicos, acadêmicos, trabalhos universitários e de historiadores, sobre “fatos”, “acontecimentos”, que aconteceram em Dourados e na região. Com a democratização das informações, o espaço da rede, blogs, sites, jornais virtuais, acrescenta cotidianamente o debate acerca da História de Dourados.

Para Amarilha “O que falta é a sistematização da história para estudos e pesquisas sobre a região da Grande Dourados, nesse sentido, o Núcleo de Estudos das Identidades Culturais Sul-Mato-Grossenses do Grupo Literário Arandu, organizam cursos de extensão sobre temáticas que tratam o municipio de Dourados e da Região para facilitar aos professores e alunos a prática de ensino-aprendizagem da História de nossa cidade, região e do estado de MS. Possibilitar o conhecer e o reconhecer de ícones que representam os fatos ocorridos na Grande Dourados”.

Para a entrega dos certificados a organização realizará um Sarau Literário para os professores conhecerem a Academia Douradense de Letras como referência as pesquisas sobre a cidade de Dourados.