Menu
Buscarsexta, 21 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
unigran24
banner100
TECNOLOGIA

Instituto Federal inaugura espaço inédito em MS

Cerimônia marcou lançamento de novo bloco com mais 10 salas de aula

27 maio 2022 - 16h02Por Redação Douranews

O diretor do Ifms (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, destacou, na manhã desta sexta-feira (27), a importância das parcerias firmadas entre a instituição federal com o Governo do Estado, a Prefeitura de Dourados e os representantes regionais na bancada federal e estadual por Mato Grosso Sul para a materialização de projetos e iniciativas que visam à melhoria da formação dos alunos que integram o quadro do Campus de Dourados.

Ao presidir a solenidade de lançamento da obra do Bloco C do campus douradense e a inauguração da estrutura do CRC, o Centro de Recondicionamento de Computadores, além do programa de expansão das salas modulares que comporão o conjunto de salas de aula, sala da Tecnoif (a incubadora de Tecnologia da Informática) e de Robótica, com a presença da reitora do Instituto no Estado, Elaine Borges Monteiro Cassiano, Figueiredo lembrou que a unidade está presente desde 2014 no Município, onde atualmente atende 848 estudantes em cursos presenciais de nível médio, graduação e pós-graduação, e 343 estudantes dos cursos à distância.

Com a inauguração do CRC, o Ifms de Dourados se torna o primeiro a instituir um Centro de Recondicionamento de máquinas que antes se transformavam em lixo eletrônico e agora poderão ser reaproveitadas em Mato Grosso do Sul. A iniciativa faz parte do programa "Computadores para Inclusão", desenvolvido em parceria firmada com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal.

Os Centros são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos e também visam a realização de cursos e oficinas, com o aporte previsto de mais de um milhão de reais, para custeio de bolsas, equipamentos e prestação de serviços. A reitora repassou alguns convênios nesse sentido para representantes de campus da região presentes no evento. Ainda na mesma cerimônia, foram inauguradas cinco salas modulares que serão utilizadas como salas de aula, sendo que uma abrigará a unidade da Tecnoif e a outra, o laboratório de robótica.

De acordo com o diretor Carlos Figueiredo, a sala da Tecnoif e a de Robótica destinam-se ao atendimento à comunidade acadêmica e externa, contribuindo para o alcance da missão do Instituto. “Eu tenho certeza de que os resultados obtidos por nossos alunos refletem o acerto da nossa proposta de ensino e o programa de formação tecnológica”, disse o diretor do Campus, reconhecendo a importância da participação da Fundect (a Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado), representada no ato pelo presidente Márcio de Araújo Pereira.

Com a construção do Bloco C, será possível ampliar o atendimento para 1.200 estudantes de forma presencial, alcançando os objetivos institucionais e ampliando o atendimento à comunidade. A nova obra permitirá a abertura de novos cursos, nas diferentes modalidades e eixos. O Bloco C vem para preencher uma área construída de aproximadamente 1.200m² e terá 10 salas de aula, uma enfermaria, uma sala de professores e uma sala de assistentes de alunos, completando o complexo do Campus Dourados do Ifms.

O prefeito Alan Guedes se fez representar no evento pela secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez, a Assembleia Legislativa pelos deputados Barbosinha e Renato Câmara e o deputado federal Loester Nunes (Tio Trutis), autor de uma emenda de incremento aos serviços desenvolvidos no campus de Dourados, também compareceu para prestar contas da ação realizada.

Deixe seu Comentário

Leia Também