Os japoneses que moram em Dourados aproveitaram o serviço consular itinerante do Consulado Geral do Japão em São Paulo que estiveram em Dourados durante todo o dia. O objetivo é atualizar informações de famílias japonesas e descendentes que residem no Brasil.
Os serviços estão sendo prestados desde as 9 horas e seguem até as 17 horas. O Consulado está instalado no salão social do Clube Nipo-brasileiro de Dourados, na esquina da avenida Weimar Gonçalves Torres com a rua Toshinobu Katayama.
O serviço itinerante consiste na atualização da documentação civil de japoneses, serviços de comunicação de casamentos, óbitos, naturalização, inscrição para obtenção de título de eleitor japonês além de outros registros e informações para regularização.
O presidente do Clube Nipônico de Dourados, Silvio Nasu, explica que trata-se de uma oportunidade de atualizar as informações sobre as famílias japonesas espalhadas pelo país. Notícia de mortes, casamentos, naturalização, entre outras informações serão prestadas ao Japão.
Imigração
Em 1908, aproximadamente 250 mil japoneses desembarcaram no Brasil. Mais tarde, os imigrantes que aqui vieram, casaram, faleceram, retornaram ao Japão, e outros se naturalizaram brasileiros.
Com isso, ano após ano, o número de imigrantes vem diminuindo e os japoneses residentes na jurisdição do Consulado Geral de São Paulo, por exemplo, somam atualmente, cerca de 54 mil pessoas, de acordo com pesquisa realizada em 2005.
De acordo com a lei do Registro Civil e a determinação da lei de Nacionalidade, quando ocorre alguma mudança de estado civil o cidadão deve comunicar o Japão. Este ato é uma regra do país que determina que os cidadãos não devem deixar de informar o país sobre a situação das famílias que residem no Brasil.