O atual vice-presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul, o douradense Júlio César Souza Rodrigues, é o novo presidente da entidade estadual. Ele foi eleito nesta terça-feira (20) com ampla margem de votos sobre o segundo colocado, Marco Túlio.
Nas 30 cidades do interior do Estado, onde as eleições já haviam sido concluídas até às 20 horas, o presidente eleito havia recebido 674 votos, contra 586 de Marco Túlio e outros 270 dados ao candidato Alexandre Bastos. Em Campo Grande, ele computava, até esse horário, 1820 votos contra 1540 de Marco Túlio.
Em Dourados, o candidato de oposição à atual diretoria, Felipe Azuma, venceu a eleição com 404 votos contra 302 que foram dados à candidata da situação, Mara Piccinelle. Nas urnas de Dourados, Julio César recebeu 295 votos para a Seccional sul-mato-grossense, contra 300 que votaram em Marco Túlio. Alexandre Bastos obteve 104 votos no Município.
A apuração dos votos demorou mais do que o previsto para ser concluída em Dourados, por conta da conferência do total de cédulas com o número de advogados votantes. Dos 802 profissionais em dia com a tesouraria, 710 compareceram para votar. Os outros 89 ausentes [três votos foram apurados mediante liminar, porque os eleitores chegaram depois do horário expirado] tem 30 dias para justificar, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade [em torno de R$ 160]. Foram registrados, ainda, 17 votos em branco e 10 nulos.
Em Campo Grande, antes ainda do encerramento da apuração dos votos, o presidente eleito disse que os números refletiam "a vitória da cidadania”. Ele prometeu realizar uma administração “sempre sustentada pelo debate democrático” e convocou todos os 10.600 advogados de Mato Grosso do Sul a participar da gestão.
Como principal ponto de mudança dentro da OAB, Júlio César destaca a integração dos advogados do interior também. "Vamos levar a nossa caravana para o interior, para que os advogados possam opinar e sugerir mudanças na Ordem", disse Julio César ao jornla Midiamax, ao agradecer o apoio recebido.
Felipe Azuma é cumprimentado por Mara Piccinelle após a vitória
Azuma
O novo presidente da 4ª. Subseção da OAB em Dourados, que toma posse no dia 1 de janeiro para um mandato de três anos, prometeu uma gestão “de aproximação da Ordem com os advogados e do advogado com a sociedade”. Disse que vai marcar o trabalho por audiências públicas e a busca da integração e espera manter sintonia com o presidente da Seccional.
Azuma apoiou a candidatura de Marco Túlio, que venceu em Dourados por cinco votos, mas foi derrotado por larga diferença de votos no restante do Estado. “Espero que isso não seja motivo para revanchismo, porque nosso trabalho será, sempre, a favor do advogado”, disse ao Douranews.