A presidente da Câmara de Dourados, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), recebeu nesta quinta-feira (9) representantes da comunidade surda de Dourados. A pauta do encontro foi o fechamento do CIL, o Centro de Interpretação de Libras, já no início da atual administração do Município.
A vereadora foi informada de que serviço foi interrompido no início da atual gestão, com a exoneração das pessoas que atendiam no local, e se comprometeu a buscar uma solução junto à Prefeitura de Dourados. O encontro aconteceu no Plenarinho “Professor Carlos Roberto Cristino de Oliveira" da Câmara.
O CIL é responsável por encaminhar os profissionais para auxiliar no atendimento de pessoas da comunidade surda em unidades de serviços públicos, como saúde e educação. A estimativa é que em Dourados mais de mil pessoas precisam desse apoio.
“Nós temos que providenciar a volta dos atendimentos neste núcleo. A exoneração do pessoal na troca de gestão é natural e entendemos isso, mas essa situação precisa de uma solução rápida da atual gestão porque é muito importante esse atendimento do intérprete para a comunidade surda em hospitais, postos de saúde e outros serviços públicos", constatou Liandra.
A presidente da Câmara prometeu se reunir ainda nesta quinta-feira com o secretário de Governo, João Alcântara, para que os trabalhos voltem o mais rápido possível”.
Além da volta dos atendimentos no CIL, outras demandas foram solicitadas à presidente da Câmara, como o reforço no número de profissionais, principalmente de mulheres para o acompanhamento nos atendimentos nas UBS e hospitais e a mudança da Central para uma área de fácil acesso, que pode ser nas dependências do Terminal Rodoviário.
“Importante o atendimento para que a pessoa surda não tenha direitos violados e possa receber atendimento nos serviços públicos, garantindo acessibilidade com qualidade não apenas para as pessoas surdas, mas também para os seus familiares”, concluiu Liandra.