O Promotor Ricardo Rotunno, da 16ª. Promotoria de Justiça do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em Dourados, fixou prazo de dez dias, a contar de quarta-feira (23) desta semana, para que o diretor-presidente da Funsaud (a Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) informe o grau de parentesco e hierarquia entre os cargos ocupados pelas comissionadas Franciely Olliani Pietrobom Marin e Angela Maria Azevedo Cardoso Marin na estrutura administrativa da Fundação.
Rotunno cumpre o protocolo 11.2019.00000589-0, registrado como como notícia de fato junto à Ouvidoria do MPMS com teor de que dá conta de eventual irregularidade, diante do suposto nepotismo configurado entre as servidoras da Funsaud, Franciely Olliani Pietrobom Marin e Angela Maria Azevedo Cardoso Marin que, “a despeito de serem cunhadas, teriam sido nomeadas para cargos em comissão com hierarquia uma sobre a outra”, segundo a denúncia.
Conforme o despacho emitido pela Ouvidoria do MP estadual, o diretor-presidente da Funsaud, Jairo José de Lima, deverá se manifestar, no prazo fixado, quanto ao teor da reclamação de origem, notadamente quanto ao grau de parentesco e hierarquia entre os cargos ocupados pelas comissionadas Franciely Marin, designada coordenadora administrativa da UPA, sob a supervisão de Angela Marin, diretora técnica da Fundação.
Núcleo da UFGD
Angela e Franciely integram o chamado ‘núcleo da UFGD’ levado para a administração do prefeito Alan Guedes (Progressistas) pelo atual secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Henrique Sartori, que chegou a ser chefe de Gabinete da reitora Liane Calarge e depois foi a secretário-executivo do MEC onde figurou, temporariamente, como ministro interino, por conta de viagem ao exterior do titular no final do Governo do presidente Michel Temer.
Outro Marin, Cleison, também foi sacado da Universidade Federal para responder pelo Departamento de TI (Tecnologia da Informação) na Secretaria de Administração da Prefeitura, sob a chefia do secretário Vander Soares Matoso, também do ‘núcleo da UFGD’. A propósito, Cleison Marin é o marido da diretora técnica da Fundação de Saúde, Angela Marin.