O prefeito Murilo Zauith se reuniu sexta-feira (19) com todos os diretores de escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados, para iniciar uma série de debates a respeito da educação em 2013. Ele quer definir projetos, planejar as ações e criar prioridades dentro das possibilidades e das condições financeiras do município.
O secretário municipal de Educação Walteir Betoni participou do encontro, na sala de reuniões do gabinete, juntamente com os secretários de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araújo; de Receita, Walter Carneiro Junior; e de Administração, Marinisa Mizoguchi.
Murilo falou das limitações por conta da redução no repasse de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), mas sabe que a Prefeitura tem a obrigação e a responsabilidade de preparar o aluno para que ele tenha condições de enfrentar o ensino médio e depois a universidade.
O prefeito solicitou o apoio dos diretores para a elaboração de um plano escolar e pediu a compreensão em torno dos ajustes que deverá fazer para garantir o padrão de qualidade do ensino.
Aos diretores, Murilo pediu para não se deixarem levar por especulações, principalmente em relação ao secretariado para o novo mandato, que começa em janeiro. O prefeito disse que não administra dessa maneira e que, “qualquer mudança vamos traçar juntos, porque temos o compromisso de construir uma educação para os próximos dez anos”.
Murilo lembrou os investimentos no setor educacional no mandato atual, principalmente com recursos próprios, e disse que pretende continuar investindo além do que é repassado pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Porém, será preciso economizar e arrecadar mais.
Aos diretores, o prefeito afirmou que os encontros entre a Prefeitura e os representantes das escolas vão ajudar a definir as prioridades da educação e onde haverá mais investimentos. Murilo lembrou que em 2012 priorizou os salários, mas a educação é formada por um conjunto de fatores, e todos estão sendo enfrentados com responsabilidade.