A Prefeitura de Dourados através da Semsur (Secretaria municipal de Serviços Urbanos) iniciou ainda na madrugada o trabalho para desobstruir ruas e retirar galhos que caíram durante o vendaval ocorrido a partir de 0h30 desta terça-feira (16) na área central e bairros do Município.
O serviço foi solicitado pela Coordenadoria da Defesa Civil, que registrou seis ocorrências de destelhamento de casas, 12 quedas (parcial ou total) de árvores e o desabamento de duas marquises, uma delas na avenida Weimar Gonçalves Torres. O muro da área onde se localiza a igreja São José também teve parte destruída pelo vendaval.
Vendaval de 70 quilômetros por hora arrancou árvores em vários pontos
De acordo com a Defesa Civil, a força do vendaval atingiu mais a região norte da cidade, com rajadas de vento que chegaram a 70 quilômetros por hora. O volume de chuvas, apurado até às 6 horas da manhã desta terça-feira, chegou a 40 milímetros, conforme informou a Defesa Civil.
Por conta do trabalho das equipes de limpeza, nas primeiras horas da manhã já não havia mais ruas obstruídas. A Semsur priorizou os pontos onde o trânsito seria prejudicado, deixando para executar o serviço em outros locais no transcorrer do dia.
O coordenador municipal da Defesa Civil, João Vicente Chencareck, informou que não houve registro de ocorrência grave e considerou normal a queda de árvores e galhos, levando em conta a velocidade do vento. Os institutos meteorológicos já haviam previsto essa alteração climática.