Menu
Buscarsábado, 15 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
29°C
unigran24
banner100
Dourados

Prefeitura amplia investimento em Saúde e leva atendimento médico à casa do paciente

Programa "Melhor em Casa" atende pacientes acamados com equipe multidisciplinar

11 agosto 2022 - 16h00Por Assessoria

A Prefeitura de Dourados, por meio da SEMS (Secretaria de Saúde) e do Núcleo de Nutrição e Promoção a Saúde, implantou o “Programa Melhor em Casa”, que realiza atendimento multiprofissional de média e alta complexibilidade na residência de pacientes acamados com cuidadores.

O Programa Melhor em Casa disponibiliza uma equipe multidisciplinar, de forma a atuar de maneira integrada com a manutenção e restabelecimento da saúde do paciente. Hoje o Programa conta com um médico clinico geral, dois fisioterapeutas, uma enfermeira, quatro técnicos de enfermagem, um nutricionista e uma fonoaudióloga.

Criado pelo Ministério da Saúde em 2011, a Secretaria de Saúde fez o credenciamento para ter o Programa Melhor em Casa em 2021, primeiro ano da atual gestão. Em fevereiro deste ano foi implantado em Dourados, com a primeira equipe dedicada exclusivamente ao atendimento domiciliar. “Esse ganho na saúde pública de Dourados é resultado do esforço da gestão Alan Guedes, que entendeu importância de habilitar o serviço no município com o Ministério da Saúde”, conta o secretário de Saúde, Waldno Lucena. O programa é mantido com recursos dos governos Federal e Municipal.

De acordo com Waldno, o “Melhor em Casa” proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar e à infraestrutura do domicílio. “Dessa forma, evitam-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência”.

O SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) pode atender até 60 pacientes e atualmente tem 43 cadastrados e recebendo regularmente a visita da equipe do “Melhor em Casa”. Além disso, esses profissionais ainda fazem apoio técnico às 63 equipes da Atenção Primária de Saúde do paciente domiciliado.

Segundo a enfermeira coordenadora do SAD, Eveline Andrade Pinto, os atendimentos acontecem de acordo com a necessidade de cada paciente que estiver em regime de internação domiciliar. “O primeiro passo para receber o atendimento domiciliar é procurar a UBS ou ESF de sua referência. Esta irá fazer o encaminhamento ao SAD para classificação e definição dos cuidados necessários”, explica Eveline.

Para o prefeito Alan Guedes o programa “Melhor em Casa” é mais uma iniciativa para melhorar a saúde no município. “Em menos de dois anos aumentamos os salários dos médicos e conseguimos contratar 17 novos profissionais. Com a equipe reforçada foi possível olhar com mais atenção para os pacientes que têm limitações para conseguir atendimento médico. Esse atendimento humanizado nos deixa muito feliz e com mais vontade de trabalhar pela saúde de Dourados”, completa o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também