Elice Maria, de 17 anos, procurou atendimento para a prima, mas Roseane do Nascimento, de 23, foi quem fez a primeira consulta na nova unidade onde a moradora Ana Maria Bonato, de 56 anos, também se disse muito feliz em contar com a estrutura de uma Unidade de Saúde bem perto de casa.
Esses são os primeiros reflexos do primeiro dia de funcionamento da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Jaci Silva Martins”, localizada no Altos da Monte Alegre e recém construída pela Prefeitura de Dourados, que iniciou atendimento à população nesta segunda-feira (12).
As pessoas que procuraram por atendimento saíram satisfeitas. “Na casa onde o atendimento era feito as pessoas tinham que esperar do lado de fora. Era apertado”, disse Roseane do Nascimento, com o resultado de um hemograma nas mãos, antes de ser atendida pela médica de plantão.
Conforme Márcio Figueiredo, coordenador de atenção básica da Secretaria municipal de Saúde, a unidade passa a contar com a equipe de Saúde da Família que estava abrigada em uma casa alugada na Vila Índio. O endereço da unidade é Rua Ponta Porã, esquina com a Alberto Maxwell.
Além da unidade do Altos da Monte Alegre, a Prefeitura de Dourados estrutura as unidades do Jardim Guaicurus e Altos do Indaiá para atendimento à população. No Jardim Guaicurus, a Secretaria de Saúde destina o mobiliário e prepara a equipe de profissionais. “No caso do Guaicurus vai ser formada uma nova equipe de saúde”, informou Márcio Figueiredo.
Já no Altos do Indaiá o procedimento será semelhante ao do Altos da Monte Alegre. A equipe de saúde que atualmente atende em uma casa alugada no bairro será remanejada para a nova unidade.
Cabeceira Alegre
Outra unidade em construção é o posto de saúde da região da Cabeceira Alegre, na rua Cabral. A unidade será uma das maiores da cidade, com 450 metros quadrados de área construída e demanda de pelo menos 10 mil atendimentos e também integra o pacote de obras construídas pela Prefeitura com recursos obtidos pelo deputado federal Geraldo Resende.