Os professores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) decidiram encerrar a greve durante assembleia na tarde desta quarta-feira (12). A paralisação dos docentes começou em 28 de maio e se estendeu por 108 dias. O retorno das aulas está marcado para a próxima segunda-feira (17).
O presidente do Sindicato dos Professores da instituição (Aduf Dourados), Adalto de Oliveira Souza, disse ao G1 que 77 professores votaram a favor do retorno das atividades e 56, contra.
“Ainda tem uma insatisfação, mas o pessoal entendeu que não há mais clima político para avançar na nossa proposta”, disse o presidente do sindicato.
Ao todo, a universidade conta com cerca de 400 professores e 5,9 mil alunos.
Proposta de calendário
A assessoria de imprensa da UFGD informou ao G1 que o calendário acadêmico ainda está sendo formulado e deve passar por aprovações na Câmara de Ensino e no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da instituição nos próximos dias.
Como faltavam 27 dias para fechar o primeiro semestre letivo quando a greve começou, as aulas do primeiro período devem seguir até 25 de outubro, de acordo com a assessoria. Devem ser concedidos alguns dias para a realização de exames, lançamento de notas e matrículas. O segundo semestre deve iniciar em 5 de novembro e terminar em abril de 2013.
A universidade destaca que pretende garantir o período de férias entre o fim de dezembro e janeiro.
O ano letivo de 2013 está previsto para começar em maio. Ainda de acordo com a assessoria da instituição, o calendário deve se normalizar no segundo semestre de 2014.
Vestibular
Antes do fim da greve, a UFGD havia aberto inscrições para o vestibular. Conforme a assessoria, as provas serão realizadas em 9 de dezembro e o resultado deve ser divulgado em janeiro de 2013. Entretanto, o início das aulas dos calouros devem acompanhar o calendário.