Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (11), no auditório do Detran, definiu os detalhes das ações da Semana Nacional de Trânsito, que começa na terça (18). A abertura oficial terá palestra com o diretor da Agetran de Campo Grande Rudel Trindade Junior. O diretor da agência local do Detran, Aparecido Dias Duarte, recepcionou as lideranças dos segmentos envolvidos na programação.
A reunião com representantes do Detran, Agetran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Sest/Senat e Exército, de empresas da cidade e segmentos sociais, definiu que o tema da campanha para este ano é pela redução da velocidade no trânsito brasileiro, com as ações voltadas para a reeducação do motorista, convencendo-o de que há diferenças entre dirigir e ‘bancar o piloto’.
O diretor da Agetran de Dourados Nelson Almirão ressaltou o empenho na realização do evento em Dourados. “Nós todos fazemos parte do trânsito. Ninguém está fora. Todos os problemas do trânsito envolvem questões de sentimento, economia e infraestrutura, por isso entendemos que ações setoriais surtem grandes efeitos”, disse ele.
Segundo Nelson Almirão, o objetivo é convencer a população a participar de forma efetiva e comprometida em todas as ações. “Quando existem acidentes causados pela imprudência, por exemplo, há todo um problema para a família, sentimental, econômico, e ainda onera o serviço público de saúde. Se trabalharmos para diminuir isso, contribuiremos com toda a sociedade. É uma questão muito séria e precisa ter continuidade”, completou.
As ações serão divididas em várias etapas. Uma delas terá a participação do Detranzinho, para incentivar o pequeno cidadão a contribuir com um trânsito mais humano. Nessa atividade, prevista para o dia 18, a partir das 13 horas, no Centro Poliesportivo Jorge Antonio Salomão, o Jorjão, as crianças podem dirigir os bugs do Detran e simular situações reais desde cedo.
Durante a semana haverá blitzes educativas para conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Também estão previstas feiras nas escolas abordando vários assuntos relacionados ao trânsito, passeio ciclístico e palestras nas empresas com o apoio do Sest/Senat.
A Semana Nacional de Trânsito deste ano dará continuidade às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2010, visando diminuir em 50% os índices negativos em todo o mundo.
O principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerado o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.