Menu
Buscarsábado, 13 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Dourados

Seminário do MDA debate preservação das águas em Dourados

24 fevereiro 2011 - 15h45Por Redação Douranews, com Assessoria
O professor Vito Comar da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) apresentou na manha de hoje, no auditório do Hotel Grandelli, o Projeto AMBI (Águas e Matas da Bacia do Rio Ivinhema) patrocinado pela Petrobras Ambiental.

Comar falou sobre a importância do projeto para o meio ambiente e todas as etapas realizadas até o momento nos sete municípios abrangidos pelo AMBI. Comar que é o coordenador do Projeto AMBI discursou para representantes de doze municípios que integram a Agência de Desenvolvimento Territorial da Grande Dourados desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A reunião do Território da Grande Dourados começou às 08h e deverá prosseguir até as 17h com várias palestras e apresentações de projetos desenvolvidos por várias organizações não governamentais sediadas na região da Grande Dourados.

Vito Comar afirmou que o projeto AMBI conta com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental e além de Douradina abrange os municípios de Dourados, Jatei, Glória de Dourados, Caarapó, Vicentina, Deodápolis e Douradina. Estes municípios vão receber esse importante instrumento na luta pela recuperação e conservação ambiental.

O projeto AMBI é patrocinado pela Petrobrás através de seu Programa Petrobrás Ambiental e visa à proteção dos recursos hídricos por meio da recuperação de áreas degradadas e o estabelecimento de corredores ecológicos principalmente junto aos agricultores familiares.

Além do IMAD também foram apresentados os projetos Ater Leite da Coopaer, Ater Piscicultura da APOMS/SECAF, Proinf, Curso de Agroecologia da UEMS em Gloria de Dourados; e comercialização de artesanato indígena.

Os participantes do seminário também vão debater assuntos relacionados à bovinocultura de leite, educação no campo, agroecologia e comercio justo e solidário, piscicultura, meio ambiente, indígenas e quilombolas e apicultura. O encontro será finalizado com o planejamento de ações para o Território da Grande Dourados formado pelos municípios de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Itapora, Douradina, Deodapolis, Fátima do Sul, Caarapo, Vicentina, Gloria de dourados, Jatei, Juti e Dourados.