Para atender a Reserva Indígena de Dourados, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) quer que a Prefeitura de Dourados e a empresa que tem concessão do transporte coletivo na cidade coloquem uma linha de ônibus para funcionar dentro das aldeias da cidade, utilizando, para isso, as vias principais que cortam o espaço da comunidade.
“A Reserva Indígena é, praticamente, uma extensão da cidade de Dourados; está localizada no limite do perímetro urbano da cidade, favorecendo não só o contato entre índios e não-índios, mas, também, o trânsito de pessoas de um lugar para outro, quer seja pela necessidade de ir à cidade para comercializar e comprar no comércio local, quer seja para trabalhar e estudar, ou, mesmo, visitar um ente familiar, ou um amigo, tanto na cidade como na reserva. Por isso, uma linha, ali, já é mais que necessária”, salientou, da tribuna da Assembleia Legislativa.
A Reserva Indígena possui uma populacão maior que a de 34 dos 79 municípios de Mato de Mato Grosso do Sul. Moram, ali, quase 15 mil pessoas. “Muitos são os problemas que afligem a comunidade e, entre eles, está a falta de transporte coletivo. Ironicamente, parcela significativa da população indígena trabalha fora da reserva, não somente nas usinas de álcool e açúcar, como se costuma achar, mas, também, na construção civil e em muitas áreas da indústria e do comércio de Dourados”, lembrou o deputado.