O prefeito Murilo Zauith empossou sexta-feira (9), pela manhã, os membros do novo Conselho Municipal de Habitação de Dourados. A solenidade aconteceu na sala de reuniões do gabinete. Fazem parte do Conselho representes do Departamento de Habitação de Interesse Social, da Caixa Econômica Federal, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Dourados, da Pastoral Social, do Comitê de Defesa Popular, da Procuradoria Geral do Município e de universidades particulares e públicas.
Murilo agradeceu a participação de todos no conselho, tendo em vista a grande demanda de projetos de habitação que a Prefeitura pretende executar para o próximo ano, e os conselheiros terão papel fundamental para assegurar a participação comunitária na elaboração e implementação de programas de habitação de interesse social. Uma das missões dos conselheiros será gerir os recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.
“Vai ser um desafio, mas quero que vocês participem dando opiniões, porque teremos uma grande demanda de projetos de habitação para o próximo ano. Temos uma fila grande de pessoas à espera pela casa própria e a participação de vocês será fundamental nesse processo”, afirmou o prefeito.
Um dos integrantes do Comitê de Defesa Popular, Ronaldo Ferreira, parabenizou a iniciativa do prefeito em nomear os novos conselheiros. “É bastante importante essa iniciativa, pois o Conselho é um elo entre o poder público e a sociedade, na defesa de seus interesses”, declarou.
A mesma opinião tem o membro da Associação dos Moradores do BNH 3° Plano, Eliseu Antônio Rolon. “Considero bastante importante para a democracia a participação da sociedade nos projetos de desenvolvimento da cidade, sobretudo nos de habitação”.
O representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos Rui Lameiro Júnior, destacou que a participação do conselho nos projetos de habitação de Dourados será importante até para verificar a qualidade dos loteamentos que serão criados. “É importante a participação no sentido de opinar quanto à qualidade dos loteamentos e o quanto vão representar para os futuros moradores e para a cidade”.
Após a cerimônia de posse, os membros do conselho participaram de uma reunião técnica com a diretora do Departamento de Habitação, Zelinda Fernandes, que explicou o funcionamento dos programas habitacionais do município. A nomeação dos membros do Conselho Municipal de Habitação faz parte da nova Política de Habitação, conforme lei 3.601, de 9 de julho de 2012.