Menu
Buscarsexta, 13 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
35°C
Dourados

Unigran comemorara o Dia Internacional do Idoso

02 outubro 2012 - 13h26Por Redação Douranews

No dia em que foi celebrado o Dia Internacional do Idoso, ontem (1), os 35 participantes do Projeto Qualidade de Vida da Unigran tiveram uma programação especial. A data, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), juntamente com o Estatuto do Idoso, regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

 Para não ficarem de fora dessas comemorações, os participantes do projeto estão recebendo, desde a semana passada, várias atividades diferentes das que praticam na Instituição. Visitaram o Museu Histórico de Dourados e participaram de uma aula especial sobre hidroginástica. Nesta segunda-feira, também puderam saborear um delicioso café da manhã e amanhã (3) participarão de uma sessão no cinema.

Para a assistente social Izabel Andrade de Souza, coordenadora do Qualidade de Vida, “é muito gratificante trabalhar neste projeto, porque os idosos precisam de alguém que esteja com eles, conversando sobre a questão dos seus direitos sociais que estão garantidos e outras vezes, apenas uma conversa sobre a família. Aqui, eles têm uns aos outros, formam uma amizade. Eles são muito carinhosos, amorosos, pontuais, são pessoas que dão exemplo de vida para nós”.

Acadêmicos e professores dos cursos de Serviço Social, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e agora Odontologia, preparam diversas atividades semanais para os participantes da melhor idade. Poliany Tassoni Gudoski está no 4º semestre de Fisioterapia e faz parte do projeto desde março deste ano. “Nós viemos trazer informações para eles, mas nós também acabamos aprendendo muito com eles, pela vivência deles. A alegria que eles têm, nós até falamos: espero chegar nesta idade com a disposição que eles estão tendo”, conta a estudante.

Dona Gercina Caetano de Oliveira, de 63 anos, logo após se aposentar, há três anos, começou a participar das atividades do Qualidade de Vida. Para ela, “é uma maravilha. Eu amo isso aqui, o povo, as meninas, os professores. Depois que eu comecei a participar me senti muito bem e eu não me vejo sem isso aqui”.