O 6º Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) e a 2ª Feira Agrometal (Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico de MS), que serão realizados a partir de segunda-feira (22), no Parque de Exposições “João Humberto Andrade de Carvalho”, em Dourados, terão este ano a participação de caravanas de empresários e lideranças políticas de Assunção e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.
O Paraguai já tem nove usinas de etanol e açúcar operando e mais uma em construção no Departamento de Amambay, cuja capital é Pedro Juan. Com o objetivo de ser o polo de manutenção dessas usinas e estreitar relações, a Prefeitura de Dourados organizou duas missões ao Paraguai, coordenadas pela secretária de Agricultura, Indústria e Comércio Neire Colman.
Como resultado desses contatos, uma missão de Assunção, formada por 24 pessoas, inclusive com representantes do governo paraguaio, e outra de Pedro Juan, com representantes da Governadoria de Amambay e da Intendência (equivalente, no Brasil, a prefeitura), virão para o Canasul & Agrometal. Representantes da Copetrol, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Paraguai, também já confirmaram presença.
Dourados está localizada estrategicamente em relação ao Paraguai. Fica a 100 km de Pedro Juan Caballero (fronteira) e a 500 km da capital Assunção. Fica ainda a 200 km de Concepción, o segundo principal porto do país, pelo rio Paraguai. “Isto proporciona maiores oportunidades de mercado para as empresas de Dourados na comercialização de produtos e serviços para o Paraguai”, afirma a secretária.
Neire está otimista de que a missão técnica dos paraguaios no Canasul & Agrometal possa gerar ótimas relações comerciais entre industriais daquele país e empresários brasileiros. Com clima e terras semelhantes ao Brasil, deve aumentar significativamente o número de usinas no Paraguai nos próximos anos.
O evento
O Canasul & Agrometal é o maior evento do setor sucoenergético de Mato Grosso do Sul e um dos maiores do Brasil. Durante os três dias haverá palestras, seminários, cursos, debates, rodada de negócios e uma feira de produtos. Pelo menos cinco mil visitantes são esperados.