Menu
Buscarquarta, 17 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Economia

Franquias lideradas por mulheres lucram 32% a mais

07 março 2011 - 14h45Por Redação Douranews, com Ig

As mulheres comandam um terço das franquias do País, mas suas empresas lucram 32% a mais do que as comandadas por homens. A constatação é da pesquisa Perfil do Franqueado Brasileiro, feita pela Rizzo Franchise.

A pesquisa foi feita com 162 franqueadoras, com 20 a 25 franqueadas de cada.

Para Marcus Rizzo, sócio e fundador da consultoria, há três motivos que levam a esse resultado.

“Em primeiro lugar, quando a mulher abre uma franquia, ela adota uma atitude de quem quer aprender, ao contrário do homem, que normalmente admite que já sabe tudo sobre o trabalho”, afirma.

Em segundo lugar, Rizzo destaca que as mulheres costumam ser mais dedicadas à empresa. E o terceiro fator importante, segundo ele, é o fato de que a mulher sabe lidar bem com os funcionários.

“Nas franquias comandadas por mulheres, existe uma baixa rotatividade de pessoal, porque elas montam e mantêm bem as equipes”, afirma.

Ele acrescenta ainda que o negócio próprio vem se mostrando uma alternativa às mulheres que querem ficar mais perto do lar e por isso elas podem deixar o emprego para se dedicar a uma franquia.

“Este ainda não é um fator decisivo no resultado das franquias comandadas por mulheres, mas começa a ganhar destaque”, afirma.

Além disso, para o consultor, o negócio próprio muitas vezes é uma alternativa à falta de perspectiva de crescimento no mundo corporativo, que ainda atinge as mulheres.

“Por isso, o negócio é uma conquista, e isso faz com que a mulher seja mais dedicada”, diz Rizzo.