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BOA NOTÍCIA

Meu Crediário investe R$ 500 mil no MS

Iniciativa visa intensificar modalidade nas redes varejistas

16 maio 2022 - 15h17Por Redação Douranews

O Meu Crediário, fintech proprietária de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneira na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, está expandindo a sua atuação no Mato Grosso do Sul. O objetivo é ampliar a participação do crediário no mercado varejista nas cidades de Dourados, Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá, entre outras, onde o método de pagamento é muito bem aceito pelos consumidores. Até o fim de 2022, a empresa estima um investimento na ordem de R$ 500 mil apenas no estado sul-mato-grossense. 

De acordo com Jeison Schneider, sócio fundador e CEO do Meu Crediário, o principal fator que motivou a decisão do investimento foi a intensa valorização do comércio local nos últimos anos. “Na comparação de 2021 com 2020, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas e da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) mostram que o comércio varejista no Mato Grosso do Sul apresentou um aumento no volume de 5,6% nas vendas. Além disso, o índice de inadimplência no varejo no estado é similar ao que observamos também na região Sul, com 86% dos clientes com risco de inadimplência aceitável para fomento e aumento do crediário nas lojas da região”, afirma.

Segundo o empreendedor, o crediário continua bastante atrativo em vários lugares por oferecer benefícios tanto às lojas como aos clientes. “As compras no crediário são fundamentais para a sustentação do setor do varejo atualmente. Para se ter uma ideia, dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas. O ‘buy now pay later’, que é conhecido como carnê ou crediário digital, não só aumenta a rentabilidade dos lojistas, como também garante oportunidades viáveis e acessíveis para todas as pessoas comprarem, do modo que for mais conveniente para elas”, completa. 

Com presença em mais de 500 cidades e em todos os estados do País, a fintech atende hoje 850 lojas varejistas com um volume financeiro anual na casa de R$ 1 bilhão, oferecendo soluções inovadoras para a concessão de crédito, do carnê ao digital, por meio de um sistema eficiente de análise de crédito. “O e-commerce é uma realidade, mas o hábito de comprar fisicamente ainda é a preferência de muitos consumidores. Por isso, o 'buy now pay later' não se restringe ao ambiente digital”, diz Schneider. 

O sistema do Meu Crediário conta com automatização de cobranças e negativação de devedores e permite variados métodos de pagamentos aos clientes, inclusive o Pix, tudo para facilitar a gestão, reduzir o risco de inadimplência e aumentar a rentabilidade dos lojistas. Com isso, a análise e a cobrança, processos primordiais no varejo, deixam de ser grandes percalços para as marcas. Além de todas as soluções que trazem maior segurança aos empresários, a fintech também lançou recentemente o Meu Crediário Garantido, que disponibiliza ao lojista a garantia do recebimento das parcelas do crediário, mesmo se o cliente não efetuar o pagamento das parcelas. 

Redução na inadimplência

Um dos maiores desafios para uma rede de lojas que vende no crediário é controlar a inadimplência e acompanhar os índices de cada unidade, garantindo que todas tenham resultados semelhantes. A Pé Legal Calçados atingiu êxito nesta tarefa após incorporar o sistema de gestão do Meu Crediário. Desde a implantação, a rede de calçados presente nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso conseguiu reduzir o nível de inadimplência dos clientes em todas as lojas. Por exemplo, hoje a inadimplência da rede calçadista é de apenas 4% (até 180 dias de atraso).

Outro benefício contornado pela fintech ocorreu a partir de uma particularidade específica do mercado de crédito no Mato Grosso do Sul, onde parte dos lojistas negativam clientes inadimplentes na base do SPC Brasil e outra na Boa Vista Serviços. “Antes, a rede precisava consultar as duas bases na hora de aprovar a compra, para não correr o risco de vender para um negativado. Com o Meu Crediário, por oferecer acesso a ambas as bases de dados de forma instantânea, isso deixou de ser necessário”, relata Schneider.

A Fabris Magazine, que também atua no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, é mais um caso que mostra as vantagens do sistema do Meu Crediário. Depois que a rede varejista implementou a ferramenta de gestão de crediário, percebeu não apenas a queda na inadimplência, mas também uma redução de custo operacional em razão da diminuição da estrutura para análise de crédito e cobrança, aumentando, assim, a rentabilidade. Além da Fabris, a Passaletti, rede varejista de calçados com lojas em Campo Grande, também já conta com a tecnologia do Meu Crediário em sua operação. 

O Meu Crediário

Fintech lançada em 2016, o Meu Crediário é proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil. A empresa oferece uma solução completa para a concessão de crédito, do carnê ao digital, em lojas de diversos segmentos varejistas como calçados, moda, óticas, materiais de construção, entre outros. Para facilitar a gestão, reduzir o risco de inadimplência e aumentar a rentabilidade dos lojistas, o Meu Crediário dispõe ainda de um sistema eficiente de análise de crédito, com automatização de cobranças e negativação de devedores, além de permitir variados métodos de pagamentos aos clientes, inclusive o Pix. A fintech atende atualmente 850 lojas em todo o Brasil, com presença em mais de 500 cidades e todos os estados do País. Mensalmente também realiza o Índice Meu Crediário, levantamento que traz um panorama sobre a modalidade no varejo brasileiro. 

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