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Economia

Novo Renault Clio promete consumo de 15,8 km/l

13 novembro 2012 - 11h15Por Redação Douranews

A Renault afirmou que o novo Clio é capaz de rodar até 15,8 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. O modelo, que acaba de passar por uma reestilização, teve o motor 1.0 l 16V retrabalhado - ganhou novos componentes como pistão, junta de cabeçote, bielas, bronzinas, sensores, bicos injetores e pino. Agora, a unidade de força tem 80 cavalos de potência - contra 77 cavalos do motor "antigo". As informações foram anunciadas nesta segunda-feira, durante o lançamento oficial do modelo, no Rio de Janeiro.

O hatch de entrada da Renault, produzido na Argentina, chega a partir de RS 23.290 - na versão de entrada, com duas portas -, e pode chegar a R$ 24.950 na versão topo de linha com quatro portas - sem opcionais. A intenção da marca francesa é que 75% das vendas sejam da configuração quatro portas.

Entre os concorrentes do novo Clio estão o Chevrolet Celta, Ford Ka, Fiat Palio Fire e Volkswagen Gol G4. As vendas do modelo de entrada da Renault começaram já nesta segunda.

Para equipar o Clio com ar-condicionado, o comprador terá de desembolsar R$ 2.500. Já a direção hidráulica custa R$ 1.100. Componentes como freios ABS e airbags - que serão itens obrigatórios para todos os modelos vendidos no Brasil a partir de 2014 - não são oferecidos nem como opcional. "Não há demanda comercial para estes tipos de componentes neste momento", justificou Caíque Ferreira, diretor de comunicação da fabricante.

Durante o lançamento do novo Clio, a Renault ainda comentou sobre expectativas para o próximo ano. "Será um ano de incerteza em função do retorno no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Não acredito em crescimento importante em 2013 em relação a 2012. Devemos ter o primeiro trimestre mais fraco, com queda de 15% por causa da produção parada", disse Gustavo Schmitd vice-presidente comercial da Renault, ressaltando que a planta de São José dos Pinhais, no Paraná, passará por ampliação entre os dias 8 de dezembro e 8 de fevereiro. De lá saem modelos como o Sandero, Duster e Logan. "Mas é uma estratégica importante para acelerarmos depois. Passaremos de 47 veículos produzidos por hora para 60 produzidos por hora", completou o executivo.

O novo Clio chega ao Brasil ao mesmo tempo em que uma nova geração do hatch é lançada na Europa. "O Clio de nova geração custaria entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. Não entraria como um carro popular. Poderíamos até importá-lo, mas seria apenas como modelo de imagem", comentou Frédéric Posez, diretor de markerting da fabricante. "Mas não há chances de trazê-lo", ponderou Schimitd.