Menu
Buscarquinta, 13 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
32°C
unigran24
banner100
ASSOCIATIVISMO

Sebrae e Faems estimulam modelo de gestão

Entidades realizam palestras e encontros regionais de trabalho

19 julho 2022 - 08h27Por Redação Douranews

Uma parceria entre o Sebrae/MS e a Faems (a Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso do Sul) está buscando o fortalecimento das entidades por meio de ações de associativismo e capacitação de lideranças. Trata-se do Programa TransformAção, iniciativa realizada desde julho do ano passado nas entidades representativas de 38 municípios sul-mato-grossenses, e que segue com ações em 2022.

A parceria é mais um passo de valorização junto às entidades, contribuindo para o fortalecimento da representação empresarial. Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Daniele Muniz da Silva Vieira, o programa tem apoiado as associações comerciais com ações focadas na transformação da gestão para resultados em produtos, receita e associados, o que, por consequência, possibilita o crescimento dessas instituições.

“Observamos que houve um avanço no entendimento do associativismo e da força desse movimento para alcançar resultados coletivos. Nós atuamos com boas práticas considerando as especificidades locais, sempre buscando levar uma troca de experiências e ações que possam alavancar os trabalhos de cada região, servindo como estímulo para que eles percebam que é possível crescer”, afirmou a analista.

Participam do programa as cidades de Dourados, Amambai, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Jardim, Juti, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Tacuru e Três Lagoas.

A iniciativa prevê a realização de quatro ações prioritárias: diagnóstico dos principais desafios das associações, para a criação de um plano de ação e o acompanhamento dos executivos das entidades; reuniões mensais on-line, abordando temas importantes para fomentar o associativismo; articulação com novos fornecedores, para trazer oportunidades; e por fim, capacitações.

Ainda por meio da parceria, o Sebrae/MS disponibiliza para as associações comerciais soluções, palestras e produtos de seu portfólio, para que elas comercializem essas ações junto aos empresários associados, gerando, com isso, receita para as entidades.

Ações em 2022

Neste ano, o marco das ações foi a realização, no mês de março, em Campo Grande, do Encontro Estadual do Sistema Faems – Programa TransformAção, que reuniu mais de 40 entidades de todas as regiões do Estado para promover a troca de conhecimentos e integração entre os participantes. A programação incluiu a realização de uma Assembleia Geral Ordinária da Federação, com a apresentação dos novos parceiros comerciais da rede de produtos e serviços do Sistema Faems; além de palestras. O encontro também foi reproduzido em Dourados, e movimentou as entidades da região.

Outra ação, realizada também no primeiro semestre deste ano foi o curso “Bootcamp Empreendedorismo em Ação”, ocorrido entre os dias 21 e 23 de junho para desenvolver a capacidade empreendedora dos participantes. Já neste mês de julho, entre os dias 06 e 09, os integrantes do programa participaram de uma missão técnica no Paraná, quando puderam conhecer boas práticas de associações comerciais locais, com visitas às cidades de Marechal Candido Rondon, Medianeira e Foz do Iguaçu.

“A visita técnica já estava prevista no plano de ação do Programa TransformAção e vem para promover a interação dos dois estados, Paraná e Mato Grosso do Sul, a fim de garantir a troca de conhecimento, experiências e de boas práticas no associativismo empresarial”, afirma a analista Daniele Muniz da Silva Vieira.

No próximo encontro com os representantes das associações comerciais, que acontece em agosto, no município de São Gabriel do Oeste, serão abertas as inscrições para o novo ciclo do programa. A programação para a nova fase também traz a realização de missões técnicas, curso Bootcamp e encontros regionais para promover o debate de assuntos pertinentes ao fortalecimento do associativismo no Estado.

Mais informações:

Central de Atendimento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.