Menu
Buscardomingo, 23 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
31°C
cmd literatura
banner100
MÃO NA MASSA

Sebrae orienta empresários no rumo certo

Desafios de melhor atendimento e gestão se completam

07 junho 2022 - 13h55Por Redação Douranews

Melhorar o atendimento e a gestão de uma empresa é um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores que atuam na área da gastronomia e, para driblar essas dificuldades, empresários de Dourados que atuam no ramo apostaram em novas soluções. Em fevereiro, Cacá Brasil e Adriele Barros participaram de uma oficina de Inovação realizada no município por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura e, após quatro meses, já colhem os frutos das mudanças implementadas a partir da capacitação.

 Caca Brasil atua no ramo gastronômico desde 2004. Além de empresário, também é cozinheiro e gastrólogo, e participa das iniciativas do Sebrae/MS desde 2016, quando ingressou no Empretec, oprograma voltado para a formação de empreendedores, executado pelo Sebrae no Brasil. Em 2019, em meio à pandemia, inaugurou a Casa Brasil, um restaurante que a princípio atendia apenas via delivery, mas que passou a receber os clientes presencialmente em 2021, após o sucesso das vendas por meio de entregas.

Atualmente, refletindo sobre o impacto da oficina realizada no início deste ano, o empreendedor afirmou que a capacitação permitiu um melhor panorama no âmbito de gestão, principalmente no fluxo de caixa e planejamento. “Minha trajetória junto ao Sebrae foi muito proveitosa. Os cursos sempre me ajudaram na estruturação do meu negócio. A oficina de inovação no varejo auxiliou num dos pontos em que mais necessitava de orientação, a parte administrativa”, salientou o gastrólogo.

Sócia-proprietária do “7 Pecados da Costela”, Adriele Barros também possui uma parceria de sucesso junto ao Sebrae/MS. Com seu esposo, Jean Paulo Horback, a empreendedora começou seu negócio em meio à pandemia de Covid-19. Especializados na venda de sanduíches, a empresa começou em casa e em pouco tempo foi necessário encontrar um novo local para instalação do negócio. O aumento na demanda de produtos exigiu a contratação de novos funcionários e assim um controle mais detalhado e elaborado sobre os gastos e demais fatores empresariais.

Deste modo, em 2022, Adriele e Jean Paulo procuraram o auxílio do Sebrae, por meio do ALI (o Agente Líder de Inovação), um programa onde um agente especializado no fortalecimento de negócios realiza um acompanhamento para detectar pontos de melhoria e propor soluções ao empreendedor. Os empresários participaram de outras consultorias, uma delas foi a de Inovação para o Varejo, no início deste ano.

Atualmente, Adriele afirma que a oficina viabilizou um melhor controle dos gastos e a organização da equipe, resultando no aumento dos lucros e em processos de produtivos mais eficientes. “A otimização da produção e atendimento foi um resultado importante da capacitação. Os ganhos aumentaram, mas ainda podem melhorar, e dando prosseguimento ao que já aprendemos e buscando mais capacitações, pretendemos melhorar ainda mais a nossa gestão, tomando atitudes mais assertivas para melhorar nossos indicadores”, pontuou.

Informação:

Para conhecer melhor o programa Cidade Empreendedora, entre em contato por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo site, clicando aqui.

Deixe seu Comentário

Leia Também