Menu
Buscarsexta, 13 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
35°C
Educação

André diz que prêmio Gestão Escolar é estímulo para melhorar Ideb

24 setembro 2012 - 22h12Por Redação Douranews

As seis escolas públicas de Mato Grosso do Sul consideradas as melhores na seleção do Prêmio Gestão Escolar 2012 receberam os certificados de premiação na tarde desta segunda-feira (24), em cerimônia com a presença do governador André Puccinelli e da secretária de Educação e presidente do  Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Nilene Badeca. Quatro das vencedoras pertencem à Rede Estadual de Ensino e duas são escolas municipais, uma de Campo Grande, que obteve a primeira colocação, e outra de Naviraí. O governador defendeu a realização de projetos de premiação como esse, como forma de estimular a competição saudável entre as escolas e melhorar resultados como o do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

“A cada vez que se premia uma escola, é um estímulo para que nos anos subsequentes as outras se superem. O prêmio é saudável, porque envolve a participação dos pais e mães. Ele complementa a simples obrigação de estudar”, disse André durante a cerimônia, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, com a presença de diretores, professores e gestores de diversas escolas públicas, representantes da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e do prefeito Nelson Trad Filho, que prestigiou a premiação à Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente como primeira colocada.

Organizado pelo Consed, em parceria com instituições da área da Educação, parceiros privados e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o prêmio seleciona seis escolas de cada estado e promove entre as 27 unidades escolhidas como Destaques Estaduais a seleção das seis melhores. Desse grupo, sai a Escola Referência Brasil. O anúncio da vencedora nacional de 2012 acontecerá no dia 5 de novembro, em São Paulo. A representante de Mato Grosso do Sul [Escola Municipal Iracema Maria Vicente, localizada no bairro Rita Vieira, em Campo Grande] está entre as finalistas.

Para o governador André Puccinelli, o esforço das escolas para apresentar à seleção seus projetos traduz iniciativas que ajudam a melhorar a gestão administrativa e até a financeira e impactam diretamente no campo pedagógico. “É importante para reduzir a evasão e a repetência, para fazer com que o aprendizado seja mais bem absorvido e propiciar o desenvolvimento que ajuda com que tenhamos Ideb melhor”, afirmou o governador.

A secretária Nilene Badeca destacou que esse é um prêmio que valoriza o dia a dia da escola e que ele contribui para que elas incorporem a cultura da autoavaliação, destacando o que se sobressai em cada uma. “Para participar, a escola precisa elaborar um dossiê, onde são avaliados todos os índices, a participação da comunidade, o comprometimento da família na gestão”, ressaltou.

Este ano 119 escolas participaram da etapa estadual do prêmio, um avanço de 100% em relação ao ano anterior, mas esse número ainda precisa aumentar muito, considerando que somente na rede estadual de ensino são mais de 300 escolas, e existem outras milhares das redes municipais, avaliou a secretária. “Queremos triplicar para o próximo ano”, afirmou a secretária Nilene.

A direção da escola campeã de 2012 fez festa com alunos, professores, gestores e funcionários administrativos. A unidade é uma das duas da Capital que funcionam em tempo integral e desenvolve uma iniciativa chamada “Eu atinjo minhas metas”. “Em primeiro lugar considero que temos um projeto inovador de educação para o século 21, em que todos acreditam. E em segundo, tivemos a adesão de toda a comunidade em participar. O tempo e a dedicação de todos fizeram com que a responsabilidade fosse dividida”, afirmou a diretora, Vanda Rossin Luchesi.

De acordo com o prefeito Nelson Trad Filho, a escola tem um modelo bem mais abrangente do que a própria administração municipal imaginou que seria na época de sua instalação como escola integral, e iniciativas que saíram de lá inspiram ações da Prefeitura para outras escolas. “O laboratório de Ciências e Matemática que tem lá nos inspirou e já temos um projeto para implantar laboratórios em mais 72 escolas, que deverão funcionar no ano que vem”, anunciou Trad Filho.