Menu
Buscarquinta, 18 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
Educação

Crianças de 6 anos sofrem com mobiliário inadequado, diz Simted

11 março 2011 - 17h31Por Redação Douranews, com Assessoria

Desde o ano passado uma determinação do MEC exige que todas as escolas brasileiras ofereçam ensino fundamental de 9 anos, o que na prática, mudou a idade de ingresso dos alunos nesse nível de ensino dos sete para os seis anos de idade. Com isso, segundo dados do MEC, pelo menos 3,2 milhões de alunos de 6 anos freqüentaram o primeiro ano em 2010.

O problema é que as escolas não estavam e ainda não estão adequadas em estrutura física para atender esses alunos, que geralmente são menores em estatura que o padrão de mesas e cadeiras oferecidos de forma padrão para alunos de todas as séries.

“O tamanho inadequado dessas cadeiras dos móveis poderá ocasionar problemas posturais principalmente de coluna. O próprio desenvolvimento da escrita fica prejudicado. Uma cadeira mais alta ou mais baixa pode ser prejudicial. Por conta desse desconforto ela pode ainda ter problemas de articulação. As cadeiras tinham que ser adequadas à elas e não vice-versa”, explica o professor de Educação Física e diretor do Simted, Jair Brito da Costa, o Jack.

Nas escolas municipais  o problema é visível e é comum encontrar crianças com os pés balançando, pois, não alcançam o chão. “O Sindicato está atento à essas questões e temos cobrado para que o quadro seja revertido, mas, quem faz licitações de compra de material no Município também deveria ter a mesma preocupação, afinal, cabe à eles também essa responsabilidade”, enfatiza o vice-presidente do Simted, João Vanderlei Azevedo.