Menu
Buscarquinta, 05 de dezembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
32°C
sicredi
Educação

Definido o calendário de inscrições para o Vale-Universidade

31 outubro 2012 - 14h42Por Redação Douranews

A coordenação do Programa Vale-Universidade definiu o calendário de recebimento das inscrições para ingresso no programa no próximo ano. Os acadêmicos interessados devem fazer o cadastramento de 22 de janeiro a 22 de fevereiro, no site da Setas (Secretaria de Trabalho e Assistência Social).

O Programa é uma iniciativa do governo do Estado, coordenado pela Setas, que oferece ao universitário de baixa renda em situação de vulnerabilidade social oportunidade para aprimorar a sua formação profissional, mediante concessão de benefício social. Para isso, o Estado paga até 70% do valor da mensalidade na universidade conveniada, e a instituição oferece dedução de mais 20%, totalizando 90% de incentivo. 

A Resolução Setas nº 111, publicada ontem (30), traz orientações para quem deseja ingressar no programa no ano de 2013. Além do período de inscrição, o candidato deve estar atento aos requisitos. Um dos principais é o limite de renda, que deve ser de até R$ 1.244,00 (individual) e de até R$ 2.488,00 (familiar).

Inscrição e seleção

A Setas alerta que os candidatos devem preencher corretamente a inscrição no site (www.setas.ms.gov.br) e guardar o número do protocolo que será emitido pelo sistema. Depois de encerrado o prazo de cadastramento, será realizada a classificação preliminar dos candidatos inscritos. Após essa etapa, os pré-selecionados terão seus nomes divulgados no site da Secretaria e nas instituições de ensino superior conveniadas ao programa, e serão convocados a apresentar uma série de documentos. O não comparecimento ou a falta da documentação pode implicar na desclassificação do candidato.

Estágio

O acadêmico participante do Vale-Universidade deverá realizar estágio com carga horária de 20 horas semanais, no período matutino ou vespertino, compatíveis com o horário escolar, em instituições indicadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social. Pela realização do estágio, o universitário recebe benefício social, para o custeio financeiro e formação profissional. O auxílio direto do governo é de 70% do valor da mensalidade (tendo como limite máximo mensal o valor de um salário mínimo), depositado na conta bancária da instituição de ensino superior. A universidade auxilia com a dedução de mais 20%, totalizando 90% de abatimento concedido pelo Vale-Universidade.

Para o acadêmico da universidade pública, o valor do benefício social será equivalente à média do valor do benefício destinado aos acadêmicos das instituições privadas.