Menu
Buscarquarta, 17 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Educação

Dirceu Longhi quer inglês e espanhol já a partir das séries iniciais

17 março 2011 - 11h39Por Redação Douranews, com Assessoria

Aprender um segundo idioma desde as séries iniciais é mais fácil e motivador. Essa é a opinião do vereador Dirceu Longhi (PT), que na sessão de segunda-feira (14) da Câmara de Dourados apresentou indicação propondo a implantação do ensino de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) desde as séries iniciais na rede municipal de ensino em Dourados.

A proposta foi encaminhada ao prefeito Murilo Zauith e ao secretário municipal de Educação, Valteir Betoni. Conforme legislação vigente, o ensino da língua estrangeira no currículo escolar brasileiro é obrigatório apenas nos anos finais (6ª a 9ª série) do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Segundo o vereador, a inclusão da língua estrangeira na grade curricular dos alunos de 1ª a 4ª séries vem sendo testada em diversos Estados do país. Todas as experiências desenvolvidas até o momento mostram que a adoção do inglês e do espanhol tem facilitado o aprendizado dos alunos das séries primárias.

Para Dirceu Longhi, os alunos das séries iniciais têm menos relutância na hora de receberem a novidade. Ele acredita que a implantação da língua estrangeira contribuirá para a formação integral dos alunos da rede municipal, oferecendo maiores possibilidades para que concluam seus estudos e ingressem no mercado de trabalho.

“O mercado de trabalho exige profissionais cada vez capacitados, e nada melhor que começar esta preparação desde as primeiras séries do ensino básico. Em vários municípios do país, a experiência de incluir a língua estrangeira no currículo escolar dos alunos primários tem sido positiva, resultando na otimização do aprendizado”, comentou.