Menu
Buscarquinta, 18 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
Educação

Educação abre Gestar II e formação continuada de professores

01 março 2011 - 17h05Por Redação Douranews, com Assessoria
A Secretaria de Educação de Dourados abriu oficialmente na noite desta segunda-feira o Programa Gestar II para os professores de língua portuguesa e matemática. Paralelamente também foi aberta a formação continuada de professores. Os eventos aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Pelo menos 50 professores das redes municipal e estadual inscritos para a formação compareceram à abertura, coordenada pelo secretário municipal de Educação, Walteir Luiz Betoni e professores envolvidos em ambas as formações.

Os cursos vão acontecer ao longo deste ano, com encerramento previsto para dezembro. O Gestar II possui carga de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas à distância (estudos individuais) para cada área temática.

O Programa Gestar II de Língua Portuguesa e Matemática será realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação. Já a formação continuada de professores é uma parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Os cursos serão ministrados por Ligia Maria Rosa Benelli, Agnaldo José dos Santos e Mariolinda Rosa Romera Ferraz.

A primeira etapa do Gestar II acontece nesta quarta-feira, segundo a professora de língua portuguesa Ligia Maria Rosa Benelli.

GESTAR II

O Gestar II é um programa de gestão da aprendizagem escolar, destinado para professores de língua portuguesa e matemática da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano).

“É um conjunto de ações pedagógicas para melhorar o conhecimento dos professores e consequentemente melhorar a formação dos alunos em sala de aula”, explicou o secretário municipal de Educação.

O objetivo da formação é colaborar com a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de língua portuguesa e matemática; contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica, além de permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho com base em habilidades e competências.

“É uma forma de trabalhar melhor a leitura e produção de textos”, resumiu a professora de língua portuguesa e mestranda em letras Mariolinda Ferraz, que coordena a formação continuada de professores.

Ela informou que ainda existem vagas para os profissionais quem desejam participar tanto da formação de professores quanto do Gastar II.  As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação. Outras informações pelo telefone: (67) 3411-7156.