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Educação

Em intercâmbio, grupo brasileiro conhece estrutura da educação americana

16 novembro 2016 - 19h01

Os vencedores do Prêmio Gestão Escolar 2015, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), estão nos Estados Unidos, participando de uma viagem de intercâmbio para conhecer as experiências bem sucedidas na rede de ensino americana. Mato Grosso do Sul é representado pelo diretor da Escola Estadual Frei João Damasceno (de Caarapó) e pelo superintendente de Políticas para a Educação, da Secretaria de Estado de Educação (SED), Waldir Leonel.

Nesta terça-feira (15), o grupo visitou o Departamento de Educação dos Estados Unidos, em Washington, órgão que estabelece a política nacional da educação e coordena a maioria dos programas federais de assistência à educação, do ensino fundamental até o ensino superior. “No Departamento de Educação dos Estados Unidos ouvimos sobre as políticas públicas de educação e tivemos uma palestra sobre a implementação do tronco comum da estrutura curricular em nível estadual, falando basicamente da Base Nacional Curricular, que foi construída em apenas duas disciplinas: Matemática e Inglês”, explicou Leonel.

Reunião sobre a Base Nacional Curricular dos Estados Unidos
Reunião sobre a Base Nacional Curricular dos Estados Unidos

Ao fim das atividades em Washington, os brasileiros viajarão nesta quinta-feira (16), separados em três grupos para terem maior intimidade ao examinarem os temas-chave do programa, para cidades que esbanjam diversidade geográfica e cultural. O diretor Nei Geller segue para Pittsburgh, na Pensilvânia, enquanto Waldir Leonel segue para Minneapolis, Minnesota. No domingo (20), o grupo se reencontrará em Nova Iorque.

A programação em Nova Iorque terá como tema a inovação no ensino fundamental e no ensino médio além de programas de enriquecimento para jovens. O grupo visitará o Center for Education Innovation, reconhecido por promover reformas significativas na educação pública, trabalhando diretamente com professores, líderes de escolas e a comunidade para criar escolas em que os estudantes sejam bem sucedidos.

Em Nova Iorque, o grupo conhecerá o Harlem Children’s Zone, que surgiu para lidar com os problemas que as crianças e suas famílias enfrentam moradias precárias, uso de drogas, violência e problemas de saúde, tendo como objetivo formar jovens produtivos, capazes de concluir um curso superior. No Pathways in Technology Early College High School, os vencedores do Prêmio Gestão verão um novo modelo de ensino médio com foco no ensino técnico.

Prêmio de Gestão Escolar

Realizado bianualmente, o Prêmio de Gestão Escolar construiu metodologia própria de mobilização, desenvolveu critérios de seleção e indicadores de boas práticas de gestão. Ao inscrever-se, a escola e sua comunidade participam de um processo de autoavaliação, com critérios e dimensões bem definidas, observando os diferentes aspectos que podem favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes.

O diretor da Escola Estadual Frei João Damasceno, do Distrito de Nova América, Caarapó, Nei Geller, acredita que ser democrático, estar alinhado às ideias da Secretaria de Estado de Educação e promover o estudo dos professores dos professores foram elementos importantes para a conquista no Prêmio Gestão. “Nossa escola foi escolhida como Destaque Estadual no Prêmio Gestão 2015, fruto do nosso trabalho e esforço. O prêmio é uma ferramenta de avaliação do nosso trabalho dentro da escola e, quando todos estão engajados, o resultado é o sucesso na educação”, disse.