Os 142.545 candidatos ao Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, Encceja, farão a prova neste domingo, 20 de março. O Encceja é uma oportunidade para adultos e jovens com mais de 15 anos concluírem os estudos. Se atingirem a pontuação mínima exigida, 100 pontos em cada uma das provas escolhidas, receberão certificado do Ensino Fundamental emitido pela secretaria de educação do estado ou do município do candidato.
Quatro escolas de Dourados foram credenciadas para emitir a certificação de eliminação parcial de componentes curriculares e de conclusão de etapa de ensino fundamental, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja/2010. A resolução foi publicada no Diário Oficial do último dia 11.
As escolas douradenses credenciadas são a Menodora Fialho de Figueiredo, Pastor Daniel Berg, Antonia da Silveira Capilé e Ramona da Silva Pedroso. No Estado, mais 51 escolas receberam o credenciamento, em 47 outros municípios.
Quem não receber o cartão até a data estipulada, é preciso entrar em contato com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo telefone 0800 616 161.
Ao total, serão quatro provas. Em Mato Grosso do Sul, no período matutino, os exames ocorrerão das 7h30 às 11h30 (horário de Brasília) para os que optaram pelas matérias de História, Geografia (prova III) e Ciências Naturais (prova IV). Pela parte da tarde, os participantes poderão fazer o Encceja em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação (prova I) e Matemática (prova II), das 13h30 às 18h30 (horário de Brasília). Os portões serão abertos às 6h e serão fechados cinco minutos antes do início do exame. À tarde, os candidatos poderão entrar na escola das 12h às 13h25. Cada prova terá 30 itens de múltipla escolha e mais uma proposta de tema para a redação.
No dia da realização da prova, é necessário que o interessado tenha em mãos um documento de identificação com foto, o CPF, o cartão de confirmação de inscrição e uma caneta esferográfica transparente de tinta preta.
No total, 837 escolas em todo o país receberão os inscritos ao Encceja. A maioria dos inscritos fará todas as provas. São Paulo teve o maior número de interessados, 67.613, seguido do Rio Grande do Sul, com 23.349 candidatos. Essa é sexta edição do exame.
Não será permitida a entrada com aparelhos eletrônicos, relógio, material de estudo, lápis, borracha, apontador, grafite, calculadoras, conforme especificado no edital, disponível na página do Encceja.
Encceja nos presídios – Os privados de liberdade também terão a oportunidade de terminarem seus estudos. O Encceja será aplicado nos presídios no dia 13 de maio. assim como os demais, os presos terão a chance de se certificarem em todas as áreas. As provas serão de manhã e à tarde, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30. As pessoas privadas de liberdade e os jovens sob medida socioeducativa, quando forem contemplados com a liberdade, poderão pleitear a certificação na Instituição Certificadora indicada no ato de sua inscrição (Secretarias de Educação ou Órgãos Regionais de Ensino).