Menu
Buscarsegunda, 22 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
Educação

Enersul mostra ações de proteção dos recursos hídricos a aprendizes

22 março 2011 - 21h25Por Redação Douranews, com Assessoria

Um grupo de 50 adolescentes, que fazem parte do Programa Jovem Aprendiz  e estagiários  da Enersul, tiveram um aprendizado diferente hoje (22) quando se comemora o Dia  Mundial da Água.  Ao lado das atividades de rotina que auxiliam o desenvolvimento desses jovens para a conquista de oportunidades no mercado de trabalho eles assistiram palestras e conheceram as ações que a concessionária executa para evitar impactos das atividades ao meio ambiente. Um dos procedimentos está voltado à proteção dos recursos hídricos.

Tão importante quanto a força da água para gerar energia elétrica é o cuidado que a empresa tem na hora de fazer um projeto como o de uma subestação. Nessas plantas que parecem ter somente equipamentos com a função de distribuir a energia que chega ao consumidor final,  como as residências, há uma atenção voltada especialmente para sinalizar qualquer possibilidade de risco de contaminação por óleos isolantes dos transformadores ao lençol de água tanto na superfície bem como subterrâneo.

Esse alerta é dado pelo sistema de drenagem, com espelhos d'água,  que permite identificar o vazamento da mínima quantidade de óleo que por ventura ocorra num transformador ou a seu redor. A mesma estrutura de drenagem tem ainda a função de separar o óleo isolante da água em uma caixa de contenção até o seu devido tratamento ou descarte ambientalmente correto.

Esse sistema, que é uma evidência dos compromissos socioambientais da Enersul assumidos na Política de Sustentabilidade da Rede Energia que controla a distribuidora, foi demonstrado para os jovens como um exemplo dos cuidados que devem ser tomados tanto nas atividades empresariais bem como no dia-a-dia de cada um. Cuidar do meio ambiente hoje é essencial para a manutenção da vida humana no futuro.