Menu
Buscarquarta, 12 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
unigran24
banner100
MS

Federal deflagra operação contra ataques cibernéticos a universidades federais

Segundo a PF, pelo menos seis instituições de ensino superior sofreram o ciberataque em maio de 2021.

28 abril 2022 - 09h01Por G1

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação 'Área Restrita', com o objetivo de apurar ataque cibernético em diversas universidades federais do país, entre elas a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados (MS) - a 229 quilômetros de Campo Grande.

A Justiça Federal de Dourados expediu um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido na cidade de Guarulhos (SP).

Pelo menos seis instituições sofreram o ciberataque em maio de 2021: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo a PF, o ciberataque consistia na invasão dos sistemas de informática das universidades, promovendo o processo de modificação do conteúdo que é exibido em um site ou pichação, causando danos aos bancos de dados das instituições de ensino.

A invasão possibilitou acesso de usuário com nível privilegiado nos sistemas, ao explorar a vulnerabilidade de um software ligado a componentes obsoletos e sem atualização. A partir disso, conseguiu implantar ferramentas para a captura de senhas de usuários administradores.