Jornada Acadêmica e Mostra Científica de Psicologia da UNIGRAN: reflexões profundas e inspirações para a prática profissional
A XXI Jornada Acadêmica e XI Mostra Científica de Psicologia 2024 da Unigran se destacou pela relevância dos temas abordados e pela qualidade dos palestrantes convidados. Com uma programação rica em conteúdo, o evento buscou proporcionar aos estudantes uma imersão em questões fundamentais para a prática profissional na área da Psicologia.
No primeiro dia, a psicóloga Valdirene Alves de Lima Rigoni apresentou a palestra ‘O Colapso da Maternidade: Exaustão Materna’, oferecendo uma análise aprofundada de um tema extremamente atual e que impacta diretamente a vida de muitas mulheres. A abordagem trouxe à tona reflexões essenciais sobre as pressões enfrentadas pelas mães na sociedade contemporânea, ampliando a compreensão dos alunos sobre as complexidades da maternidade.
Para a abertura oficial do evento, a psicóloga e psicanalista Priscila Pesqueira de Souza, ex-aluna e ex-professora da Unigran, trouxe à luz o tema ‘Amor e Transferência na Psicanálise’. Priscila compartilhou um pouco sobre a sua abordagem e a importância do tema para a formação dos futuros psicólogos.
"Abordei um pouco sobre o amor na teoria psicanalítica, como Freud entende o amor, e como ocorre o encontro com o psicanalista. O que um psicanalista precisa suscitar no sujeito para que ele escolha aquele psicanalista, e não outro? Freud dizia que a Psicanálise é uma cura pelo amor", disse.
Conforme comentou Priscila, a Psicanálise tem uma grande influência na Psicologia como um todo, pois foi a primeira sistematização psicoterápica de que se tem notícia. “Muitas abordagens psicoterápicas que surgiram desde então, de alguma forma, dialogam com a Psicanálise, seja para concordar ou discordar. É difícil encontrar uma psicoterapia que não faça referência à Psicanálise, pois ela estabeleceu as bases para as práticas que vieram depois", afirmou.
O evento também é realizado em alusão ao Dia do Psicólogo e a palestrante deu um depoimento importante sobre a profissão. “Fico muito feliz em retornar à Unigran, onde me formei e fui professora por cerca de 10 anos. É uma grande alegria voltar para casa. Minha mensagem para os estudantes é que o tripé da formação de um psicólogo é estudo, análise pessoal ou psicoterapia pessoal, e supervisão dos casos atendidos e da prática clínica. Esse tripé é fundamental para seguir adiante, pois o curso é apenas o começo. Um psicólogo está em constante formação até se aposentar ou morrer. Até lá, ele precisa estar sempre se aprimorando", garante.
A Jornada Acadêmica foi um marco na formação dos futuros psicólogos da Instituição. O evento abordou temas relevantes e palestrantes renomados. Os acadêmicos tiveram uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos e se preparar para os desafios da carreira.