Menu
Buscarsexta, 20 de junho de 2025
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
unigran 25
Educação

Mais de 5 milhões fazem provas do Enem hoje e amanhã

03 novembro 2012 - 13h21Por Redação Douranews

Após sucessivas falhas nas edições anteriores, 5.791.290 estudantes de todo o País são esperados para mais uma prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá início às 13 horas deste sábado (3), lembrando que vale o horário de Brasília.

Consulte aqui o local das provas

O Ministério da Educação e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) reforçaram a segurança para evitar que novos empecilhos prejudiquem a credibilidade da prova.

Um dos maiores empecilhos, entretanto, de acordo com reportagem do Terra, é o tamanho da prova. Um exame anual, que serve como certificação de conclusão do ensino médio, como uma espécie de vestibular para ingresso no ensino superior e ainda como avaliação da educação, exige um suporte de logística que não existe nenhum comparativo no Brasil.

Para se ter uma ideia, o maior vestibular do País [aplicado pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo)] teve 159 mil inscritos na edição de 2013, cerca de 32 vezes menos candidatos que o Enem.

"É muito difícil prever que uma prova desse tamanho não terá nenhum problema. A regra do MEC é resolver os erros anteriores. Teve problema na gráfica, trocou-se a gráfica e reforçou a segurança na impressão. A questão dos itens, que houve o vazamento, também foi modificada. Não existe expectativa de que ocorram os mesmos problemas das edições anteriores, mas não podemos garantir que não surgiram outros", afirma o educador Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil e especialista em avaliações.

O próprio ministro da Educação, Aloizio Mercadante, já afirmou em entrevistas que não garante que o exame será 100% seguro, mas reforçou que a logística do Enem foi melhorada. Nesta edição, a empresa RR Donnelley foi contratada para instalar 10 mil lacres eletrônicos nos malotes. Com uma espécie de chip, será possível controlar desde o momento em que as provas são lacradas na gráfica, até a abertura dos malotes nas salas de aula, evitando vazamentos neste percurso.

Em 2009, houve o vazamento da prova na gráfica responsável. Já em 2010, trocou-se o cabeçalho de um dos cartões-resposta e provas do caderno amarelo tiveram falhas de encadernação. No ano passado, estudantes de um colégio cearense tiveram acesso antecipado a algumas questões, devido ao vazamento do pré-teste. Esses erros chegaram a pautar a disputa pela Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano. O candidato vitorioso, petista Fernando Haddad, precisou responder a acusações de problemas de gestão quando comandou o MEC por causa dos erros no Enem.

Horários

As provas acontecem hoje e amanhã em 1.615 municípios de todo País. Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas (pelo horário de Brasília). A recomendação do MEC é que todos os candidatos cheguem ao local das provas até às 12 horas.

Os alunos devem ficar atentos ao relógio nos Estados em que há mudança de fuso horário ou que estão fora do horário de verão. No caso de Mato Grosso do Sul, as provas começam ao meio-dia e o candidato deve chegar ao local marcado no cartão de inscrição com uma hora de antecedência.

douranews