O primeiro mestrado profissional em Educação, recém conquistado pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), atenderá os profissionais vinculados à educação básica já a partir de 2013, informa Celi Corrêa Neres, uma das formuladoras da proposta.
O objetivo do programa, segundo ela, é capacitar os educadores que estão em atividade na educação regular, desde a educação infantil ao ensino médio. Para concorrer, o candidato deverá estar vinculado com a educação básica.
Na conclusão do mestrado profissional em Educação, ao invés de uma dissertação acadêmica, os cursistas terão de desenvolver um trabalho que possa ser aplicado, contribuindo, na prática, para o desenvolvimento da educação regular.
“Essa proposta está sendo construída detalhadamente há aproximadamente cinco anos e estamos felizes que agora ela tenha se concretizado”, diz Celi. Ao mesmo tempo em que o programa contribui no processo de verticalização da Universidade, ele também atende “diretamente às demandas por capacitação dos profissionais da educação”, completa.