Menu
Buscarterça, 03 de dezembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
cmd azul
Educação

MS é referência nacional no programa Escola Ativa

04 março 2011 - 15h45Por Redação Douranews, com Notícias MS
Com o monitoramento da Secretaria de Estado de Educação (SED), o programa Escola Ativa em Mato Grosso do Sul é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como programa piloto e referência para outros Estados brasileiros.

O programa, que é uma parceria entre o governo do Estado, Ministério da Educação e municípios, atende, atualmente, 711 alunos da Rede Estadual de Ensino em 61 localidades e 7.865 alunos de 485 escolas municipais.

Conforme a coordenadora estadual do Escola Ativa, Patrícia Gatts, o objetivo do programa é melhorar a aprendizagem do alunos. “O Escola Ativa tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino do aluno do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das salas multiseriadas (multianuais) da educação do campo”, destacou a professora.

Ainda de acordo com a coordenadora, a Secretaria de Estado de Educação atua como supervisora do programa. “Os municípios aderem ao programa. A Secretaria de Estado de Educação faz o acompanhamento, monitoramento do desempenho dos alunos, formação de coordenadores e repassa as informações ao Ministério da Educação através do Sistema Integração de Monitoramento, Execução e Controle (Simec)”, afirmou Patrícia. Este trabalho de monitoramento do desempenho via Simec fez com que Mato Grosso do Sul fosse reconhecido pelo MEC como Estado piloto para implantação do programa.

Entre as principais estratégias do programa estão a implantação nas escolas de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a capacitação de professores. Para participar, as escolas do campo que possuem classes multisseriadas nas séries iniciais do primeiro ao quinto ano devem apresentar condições mínimas de funcionamento e ter uma equipe técnica estadual e municipal para acompanhar a implantação e implementação do programa Escola Ativa. Os municípios podem aderir ao programa por meio do Plano de Ação Articulada (PAR).

O ministério oferece ainda o suporte necessário para a implantação do programa e todo o material pedagógico, com uma didática específica no contexto da criança da educação do campo. São distribuídos, para todas as salas, três tipos de kits pedagógicos: ciência e história, matemática e alfabetização. Jogos de palavras acompanham os kits.

Em 2009 e 2010, a Secretaria de Estado de Educação realizou as formações, com 240 horas/aula, dos coordenadores municipais do programa, que são os responsáveis pela formação dos professores.