Menu
Buscarsábado, 20 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Educação

Palestra na UEMS aborda variações lingüísticas em regiões de fronteira

25 fevereiro 2011 - 11h36Por Redação Douranews, com Assessoria

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) debate nos próximos dias a variação e os contatos lingüísticos do português e espanhol com línguas minoritárias, especialmente em regiões de fronteira. O evento será realizado em Dourados hoje (25) no anfiteatro da sede universitária a partir das 9h30. No dia primeiro de março será a vez de Campo Grande receber a palestra, a partir das 19h30, na Escola Estadual Hércules Maymone. As inscrições deverão ser feitas no local.

O evento faz parte do programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) desenvolvido pela UEMS em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A palestra promovida pelo programa será ministrada pelo Prof. Dr. Cléo Vilson Altenhofen.

O palestrante, da área de letras, é doutor em Germanística pela Universidade alemã de Johannes Gutenberg e, atualmente, é professor associado do Setor de Alemão do Departamento de Línguas Modernas da UFRGS. Na pós-graduação, Altenhofen atua nas linhas de pesquisa de Linguagem no Contexto Social e Aquisição da Linguagem, abordando temas ligados às áreas de Sociolingüística e Dialetologia e Lingüística Aplicada, como bilinguismo e contatos lingüísticos do português com línguas minoritárias no Brasil.

O título da palestra nessa semana será “Macroanálises sociolingüísticas do plurilinguismo da Bacia do Prata ao Mato Grosso”. O objetivo é discutir o papel da diversidade lingüística no conjunto das relações sociais, considerando não apenas os pressupostos teóricos que fundamentam a compreensão da língua, mas também as contribuições da pesquisa do plurilinguismo para a formação dos profissionais que lidam com as questões de língua nesses contextos (sobretudo educadores e administradores da educação, agentes da cultura, tradutores e sociedade de modo geral).