Os professores da rede estadual e municipal de ensino paralisam as atividades hoje (16) em Mato Grosso do Sul em apoio ao movimento nacional pela regulamentação da Lei 11.738 de 2008 que institui o Piso Salarial Profissional. A categoria afirma que o aumento de 6% como medida de reposição inflacionária, concedido pelo governo do Estado em dezembro passado, não atualizou os valores do Piso Nacional da categoria
O governador André Puccinelli foi um dos cinco mandatários de Estado que impetraram a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra o piso nacional, e enquanto a medida estiver vigorando, ele não precisa adequar os valores. A Federação dos Professores diz que o reajuste aplicado no Estado deixou os funcionários administrativos da Educação de fora. A rede estadual de ensino possui 282 mil estudantes.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação de Campo Grande informou que os professores da Capital não irão aderir ao movimento porque já possuem o piso atualizado.