Os alunos do curso de Fisioterapia da Unigran que participaram da jornada acadêmica realizada este ano puderem ter acesso à oficina de quiropraxia, uma técnica manual que não integra o conteúdo da grade curricular, porém o curso oferecido pode dar base para o conhecimento e também mostrar uma área para ser seguida após a formação.
Conforme Sérgio Antônio Cunha Germinari, fisioterapeuta e especialista na técnica, a quiropraxia é a especialidade da Fisioterapia que mais tem destaque e cresce no mercado. “A técnica consiste em ajustes articulares. Tratamos a coluna”.
Os fisioterapeutas que tem essa especialidade são capacitados para fazer uma avaliação físico funcional na coluna para detectar pontos de lesões. Localizando esses pontos, temos as ferramentas de manipulação, que a gente consegue trabalhar a coluna do paciente, promovendo o realinhamento e o alívio da dor”, explica o especialista.
Ao realizar a técnica, o corpo reage com um estalo, que Germinari esclarece como sendo a consequência de uma manobra. “São várias manobras que se usa para corrigir o desalinhamento da coluna, e, como consequências, temos a crepitação, que é o estalo”, justifica.
O fisioterapeuta cita algumas das doenças que podem ser tratadas com a técnica: dores, quadro ortopédicos, pacientes com hérnia, inflamação de nervo ciático, torcicolo, alterações posturais, para pacientes que tem tendinite, bursite, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), enxaqueca, vertigem e até mesmo cólica. “Ou seja, a quiropraxia trata o corpo como um todo”, garante.
Essa jornada foi a primeira que a acadêmica Tailana Gonçalves Ribas, do 2º semestre, participou. E segundo a caloura a experiência valeu a pena. “Foram cursos inovadores, aprendi várias técnicas na quiropraxia, que são técnicas manuais e um procedimento que não precisa de medicamento. Participei também da oficina de urgência e emergência, mas me identifiquei mais com a quiropraxia, pois tenho em mente seguir no ramo”, afirma.