O tema da redação deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi considerado uma "grata surpresa" pelos professores que analisaram os resultados das provas aplicadas no final de semana.
Veja correção do segundo dia de provas
"Foi um ideia que surpreendeu, principalmente se compararmos com últimos temas - em 2010 tivemos o trabalho como forma de construção da dignidade e em 2011 a questão das redes sociais. São propostas que estão ligadas ao cotidiano dos estudantes. Já esse tema é novo, de vanguarda. A questão da imigração, principalmente em relação ao Haiti, é muito novo", disse Vanessa Mesquita Dutra, do cursinho da Poli.
Segundo ela, essa surpresa pode ter causado insegurança nos candidatos. "Eles estavam prevendo temas mais atuais e essa novidade pode trazer um olhar muito superficial, acabar até caindo em preconceito, xenofobismo. A proposta exigia sensibilidade do estudante para pensar na existência do outro no seu território", avaliou.
Para o coordenador da Oficina do Estudante, o tema serve para acabar com a "mania" de adivinhar o que será cobrado na redação. "Surpreendeu os que faziam previsões. O candidato não tem que dominar o tema, mas a leitura, o estabelecimento de relações. Aqueles que ficaram presos a um modelo de texto sobre meio ambiente, direitos humanos, esses 'caíram do burro'", concluiu. Com informações do Terra