Menu
Buscardomingo, 23 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
31°C
cmd literatura
banner100
TRANSPARÊNCIA

UFGD abre consulta sobre Dados Abertos

População acadêmica pode participar e definir prioridades

30 junho 2022 - 10h23Por Redação Douranews

Uma instituição do porte da Universidade Federal da Grande Dourados, com mais de dois mil colaboradores e oito mil estudantes, realiza diversas atividades de gestão administrativa em seu cotidiano. Praticamente todos os dados sobre a gestão são instruídos por meio de processos administrativos, que ficam registrados no sistema de protocolo eletrônico da universidade e podem ser consultados no Sistema de Serviços Públicos. No entanto, esses processos geralmente usam linguagem técnica e têm muitas páginas, o que dificulta para a maioria da população acessá-los e compreender suas informações. Por isso, desde 2020, a UFGD mantém um Sistema de Dados Abertos, que busca simplificar e dar acesso às informações sobre a gestão da instituição.

Uma comissão foi nomeada recentemente para proceder uma revisão da base de dados. Essa comissão montou um formulário para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para saber que dados são de maior interesse da população. Após a votação, que se encerra em 4 de agosto, a comissão vai solicitar às unidades responsáveis que providenciem o levantamento de dados.

Para participar da pesquisa, basta clicar AQUI

Dados públicos

A elaboração do Plano de Dados Abertos faz parte das exigências da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, estabelecida pelo Decreto Presidencial 8.777/2016 e pela Resolução 3 de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA). Essa é uma iniciativa em nível federal, que vem sendo implementada nos órgãos e nas entidades da administração pública, de modo que a população possa ter acesso e compreender como o governo presta seus serviços, atendendo ao caráter de transparência e de participação democrática da gestão das políticas públicas.