Todos dias chegam às redações de jornais, sites, TVs e rádios as informações que podem vir a se transformar em uma reportagem. Uma proposta no curso de Jornalismo da Unigran busca a publicação de matérias produzidas por acadêmicos dentro da disciplina de Webjornalismo/Laboratório em sites de Dourados e região.
O professor da disciplina, Helton Costa, conta que as notícias são produzidas por alunos do 6º semestre e “são divulgadas como forma de incentivo a esses nossos futuros pares e pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias os sites receberão notícias produzidas pelos discentes. A proposta é de que os alunos tenham a oportunidade de publicar as matérias tanto em blog institucional, quanto em jornais eletrônicos do Estado”.
“Nós fizemos um clipping do que saiu, na primeira semana pelo menos dez veículos de comunicação publicaram o material”, afirma o jornalista. Segundo Costa, “é uma forma do aluno ter contato com esse mercado de trabalho que em breve estará inserido e também é uma forma das pessoas conhecerem um pouco do que é desenvolvido dentro da disciplina”. O professor explica que toda aula tem a parte teórica e também a prática, em que os estudantes fazem entrevistas, tiram fotos e produzem os textos direcionados a web.
A acadêmica Linéia Martins teve a reportagem que produziu [“Águas do Arnulpho Fioravanti são impróprias para recreação, diz pesquisa”] publicada em pelo menos quatro sites de notícias, a partir de um estudo realizado por estudantes de Biomedicina da Unigran, com a análise da água do lago localizado atrás do shopping, que serviu para mostrar a qualidade desta água à população e fazer um alerta sobre os cuidados, já que o lago deságua no rio Dourados, responsável por abastecer toda a cidade.
Para a estudante, ter a matéria publicada foi interessante. “Vale muito porque é algo que depois de se formar, a gente teve a aula prática, mostrando que realmente aprendemos da maneira correta. Dá um certo orgulho do que a gente faz”, considera Linéia.
Conforme o professor Helton, durante a disciplina serão utilizados todos os recursos da web. “O jornalismo on-line acaba agregando conceitos de outras disciplinas, tem o texto que vem do jornalismo impresso, a inserção de áudio, que eles aprendem em rádio, tem TV, na aula de telejornalismo, fotografia, diagramação para conhecer um pouco de layout, então é uma característica deste meio”, esclarece.
“A sala se mostrou bastante interessada, tanto é que o envio à imprensa não é obrigatório, as pessoas que fizeram a atividade gostaram, até porque quando a gente manda para imprensa, como é uma característica do on-line, não se tem muito controle de onde vai sair, então, teve site de Aquidauana, Caarapó, e claro, de Dourados, que publicaram as matérias”, finaliza o professor.