Menu
Buscarsábado, 09 de novembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
Eleições

22 prefeitos não elegeram sucessor nas eleições deste ano em MS

09 outubro 2012 - 13h12Por Redação Douranews

Renovação foi a palavra de ordem do eleitor no domingo (7) na maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul, ao participar da eleição para a escolha dos novos prefeitos e vereadores para o período 2013/16.

Dos 78 prefeitos de Mato Grosso do Sul, 33 disputaram a reeleição e 11 deles não foram reconduzidos pela população aos mandatos. Entre os outros 37 que estão concluindo o segundo mandato e decidiram apoiar algum candidato, 15 conseguiram eleger o sucessor, 22 perderam a eleição.

Entre esses, figuram, por exemplo, os prefeitos de Ponta Porã, Flávio Kayatt e de Rio Brilhante, Donato Lopes, ambos com avaliação positiva superior a 75% no segundo mandato, cujos indicados perderam a eleição. Em Maracaju, o prefeito Celso Vargas tentou a reeleição e foi derrotado pelo ex-prefeito, a quem sucedeu há quatro anos, Maurílio Azambuja.

Em Dourados, mesmo cumprindo um mandato praticamente tampão, de um ano e meio, em consequência da série de escândalos que culminaram com a prisão do prefeito, vice e nove dos 12 vereadores eleitos em 2008, o prefeito Murilo Zauith foi reeleito para o mandato integral de quatro anos.

Nessa campanha, ainda, dos oito prefeitos que estão encerrando o primeiro mandato e que optaram por não disputar a reeleição, lançando outros nomes, apenas três conseguiram elegê-lo [é o caso de Gilberto Garcia, que foi vice de Roberto Hashioka e agora devolve o cargo ao titular], dois perderam a eleição e os outros três nem participaram do processo eleitoral.

Ao analisar esse quadro, o senador Delcídio do Amaral comentou, ontem (8) que “a população quer novas ideias e propostas para resolver os seus problemas”. Em Campo Grande, concluindo o segundo mandato, o prefeito Nelsinho Trad vai tentar eleger, no segundo turno, dia 28, o candidato Edson Giroto.

Deixe seu Comentário

Leia Também