A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), o MPF (Ministério Público Federal), o MPE (Ministério Público Estadual) e a ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público) lançam, nesta segunda-feira (24), às 10 horas, no auditório do MPF, a campanha “Voto Não Tem Preço, Tem Consequência” para alertar a população sobre os prejuízos que o comércio de votos acarreta. A campanha também pretende estimular denúncias de condutas ilícitas na campanha eleitoral por meio do disque-denúncia do TRe-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) pelo telefone (67) 3326-0001, inclusive aos fins de semana, ou pelo site www.pre.prms.mpf.gov.br.
Logo após o lançamento da campanha, será feita a distribuição de folders e adesivagem de veículos em frente ao prédio do MPF, enquanto, à tarde, os promotores de Justiça vão percorrer os terminais de ônibus da Capital. Ainda como parte da estratégia de lançamento da campanha “Voto Não Tem Preço, Tem Consequência”, também serão realizadas 10 palestras pelos promotores eleitorais hoje e amanhã (25) nos bairros polos atendidos pelo Programa Ação Fiems Campo Grande.
Eleição justa
Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, levar esta campanha até os moradores dos bairros é uma ação capaz de gerar um cenário favorável ao debate. “É um exercício de cidadania, de troca de informações e conscientização. Colocar a estrutura do nosso Programa à disposição dos promotores é a nossa contribuição para uma eleição mais correta e justa”, ponderou.
O vice-presidente do TRE/MS, desembargador Joenildo de Souza Chaves, afirmou que o grande desafio das eleições é a dificuldade em comprovar e punir os responsáveis. “A Lei da Ficha Limpa é um divisor que irá nos permitir extinguir alguns problemas nas próximas eleições, de modo que os candidatos terão mais cuidado ao se lançar, porque qualquer deslize pode marcar sua vida política”, disse.