Moacir Capilé Barreto de Souza, administrador de empresas formado pela Unigran, Especialista em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, decidiu ingressar na política em 2010, quando se filiou ao PSDB e este ano, pela primeira vez, tenta um cargo público. É candidato a vereador da coligação “Dourados unida por nossa gente I”.
Conhecido entre os amigos como “Tiziu”, Moacir Capilé traz como referência o fato de ser filho de um ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Dourados, Moacir Barreto de Souza, o “Lamparina”, um dos pioneiros no ramo de automóveis da cidade e é genro do juiz Eduardo Machado Rocha, que chegou a administrar o município de Dourados, interinamente, em 2010, após o escândalo que culminou com a prisão do prefeito Ari Artuzi.
Douradense, membro da Seleta, Tiziu já trabalhou em várias agências bancárias, possui experiência no ramo e decidiu entrar na política a convite da ex-senador Marisa Serrano e dos atuais deputados Reinaldo Azambuja, Márcio Monteiro e Rinaldo Modesto.
“Sou a favor da ficha limpa para todas as esferas públicas, porque a sociedade não tolera mais desmandos, desvios do dinheiro público e a desonestidade em quem tem responsabilidades administrativas”, prega o candidato, defendendo também a reeleição do prefeito Murilo Zauith “para continuar mantendo Dourados no rumo certo”.
Em visita ao Douranews, Moacir Tiziu Capilé falou da proposta que pretende levar para a Câmara de aproveitamento das famílias que ainda não tiveram acesso a uma fonte de renda, através da abertura de Ecopontos (pontos de recebimentos de materiais recicláveis, papel, plástico, alumínio) para serem industrializados em uma central de transformação. “Esta é uma ação de longo alcance social e, sobretudo, de preservação ambiental que promoverá geração de renda sustentável”, sugere.
Entre outras propostas, o candidato defende a campanha para o aumento de recursos da Saúde, a lei que regulamenta 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem; criação da Escola Municipal Integral, com aulas de música e canto, mais vagas para as crianças das creches e a valorização dos professores através da capacitação continuada e melhores salários.
O candidato tucano sugere também a criação da Patrulha Escolar com agentes da Guarda Municipal e a realização de concurso para aumentar esse efetivo. Na área da cultura, esporte e lazer, defende a união por mais verbas para a reforma e manutenção de todas as praças públicas de Dourados, defender projetos que garantam o melhor aproveitamento dos espaços de lazer através de incentivo às atividades culturais, a criação do Conselho Municipal de Esportes e mais estímulos ao desporto escolar, onde se formam atletas de base.