O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, apresenta um crescimento consolidado nas pesquisas de intenção de voto porque tem avanços homogêneos em todos os segmentos do eleitorado paulista, disse hoje (14) a diretora do Ibope, Márcia Cavallari.
A pesquisa Ibope/Estado/TV Globo indica também que o candidato do PRB venceria tanto Serra quanto Haddad em um eventual segundo turno. A diretora do Ibope, porém, lembra que a segunda rodada é "uma nova eleição, que começa do zero". "As simulações de segundo turno são feitas no contexto atual. As forças politicas se reacomodam em torno dos dois candidatos que foram para o segundo turno, é uma nova conjuntura", avalia.
Marcia fez os comentários durante bate papo online com o editor executivo de Conteúdos Digitais do Grupo Estado, Luís Fernando Bovo, no qual analisou o último estudo Ibope/Estado/TV Globo sobre as intenções de voto em São Paulo. No cenário descrito pela pesquisa, Russomanno continua na liderança com 35%. Na edição anterior ele tinha 32%. Seus principais adversários, José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), têm 19% e 15%, respectivamente. Ambos oscilaram negativamente um ponto em comparação ao levantamento anterior.
"Quando analisamos a pesquisa por dentro, com os vários cruzamentos de regiões, segmentos sociais e demográficos do eleitor, o patamar de 35% se repete praticamente em todos os segmentos do eleitorado", analisa Márcia. Segundo ela, não é possível dizer que o candidato do PRB tem desempenho melhor entre os eleitores de determinado setor social ou de determinada região. "É bastante homogêneo", completa. Com informações do Estadão