Está tudo pronto para o trabalho de coleta, totalização e divulgação dos votos dos 143.645 eleitores que vão às 430 urnas domingo (7) em Dourados para a escolha do novo prefeito e dos 19 vereadores da próxima legislatura. A previsão do chefe do Cartório da 18ª. ZE (Zona Eleitoral), Conrrado Rezende, é de concluir a totalização por volta das 19h30 horas.
O Cartório Eleitoral começou hoje (4) a distribuição das urnas eletrônicas para os respectivos presidentes das metas receptoras que vão coordenar o processo em cada uma das seções eleitorais.
O movimento na tarde desta quinta-feira ainda era pequeno no local, mas a tendência é de aumentar após o expediente comercial e nesta sexta-feira (5). Além de Dourados, a Justiça Eleitoral é responsável pelas 41 seções de Itaporã e as 15 que vão funcionar em Douradina.
Conrrado informou que a novidade para o processo de apuração, neste ano, é que os disquetes foram substituídos pelas MRs (Mídias de Resultados), um pendrive que oferece mais segurança para o armazenamento dos dados a serem transferidos para a central do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).
No saguão do Cartório Eleitoral será instalado um telão e jornalistas estão sendo credenciados para acompanharem o processo de apuração paralelamente. Será fornecido um relatório parcial a cada 25 minutos a partir das 17 horas.
Um contingente formado por cerca de 300 pessoas estará mobilizado junto aos dois cartórios [da 18ª. e da 43ª. Zona Eleitoral] durante todo o dia. Após o fechamento das urnas, serão liberadas totalizações regionalizadas, das regiões de Indápolis e de Itahum e, na área urbana, das regiões do Parque das Nações e do Água Boa, para a computação no sistema central instalado na sede do Tribunal, em Campo Grande.