A candidata Maria das Dores Viana, do PT, seria eleita prefeita em Deodápolis se as eleições fossem realizadas hoje com uma vantagem de 28,34% sobre Carlos Alberto Amaral Martins, o “Carlinhos Martins”, que concorre pelo PTB. Para o terceiro colocado, Valdir Sartor, do PT, à vantagem passa a ser de 31,67 pontos.
A pesquisa Atlas, encomendada pelo jornal eletrônico Região News, mostra Maria Viana isolada na liderança das intenções de voto. Se a eleição fosse hoje, a petista ganharia com 46,67% das intenções de voto de Carlinhos Martins, que tem 18,33%. O agricultor Valdir Sartor (PMDB) aparece com 17.78%. Os indecisos, brancos e nulos somam 17,22% das intenções dos votos.
Maria Viana disputa pela segunda vez o cargo. Em 2008 ela perdeu por uma diferença de pouco mais de 40 votos para o atual prefeito, candidato a reeleição na época, Manoel José Martins (PSDB). Na coligação “A força que vem do Povo” também fazem parte o PDT, PSL, PPS, DEM, PSB e PSD. A coligação “União Amor e Trabalho”, encabeçada por Carlinhos Martins, que tem o apoio do atual prefeito, é composta por PV e PSDB. Já a coligação “A Hora é Agora” é encabeçada por Valdir Sartor.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, onde o eleitor escolhe o candidato sem consultar a lista dos nomes na disputa eleitoral, as posições dos dois primeiros colocados permanecem inalteradas considerando o distanciamento dos candidatos. Maria Viana chega a 45,56% das intenções de voto, Carlinhos tem 17,22% , Valdir Sartor chega a 13,89%. Nesta amostragem 23,33% dos entrevistados não sabem ou não responderam a pesquisa.
Rejeição
Carlinhos Martins é o candidato com maior rejeição: 32,22%. Em seguida, Valdir Sartor com 22,22%. Maria Viana aparece coma a menor rejeição 15,56%. 30% não sabem ou não responderam a pesquisa, realizadas entre os dias 7 e 9 de setembro, conforme registro 00153/2012 no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).