Menu
Buscarquarta, 11 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
Eleições

Vereador retira pesquisa do "Ibope" do facebook após alerta

01 outubro 2012 - 00h15Por Redação Douranews

Após a divulgação do Douranews, neste domingo (30), da informação postada no facebook do vereador Cemar Arnal, do PDT, candidato à reeleição para a Câmara de Dourados, informando a boa colocação dele na pesquisa que teria sido feita pelo Ibope, a postagem foi retirada da página do vereador.

A assessoria do vereador Cemar Arnal justificou que o erro foi “da jornalista” que é responsável pela atualização da página do candidato. Antes disso, o chefe de gabinete do vereador disse ao Douranews que o jornal deveria ter dado destaque para “a carreata que fizemos com mais de 350 carros por todo o Jardim Água Boa”. Essa informação não foi passada para a imprensa com a mesma ênfase dada para a pesquisa.

No facebook do vereador, foi publicado na manhã deste domingo que o Ibope realizou pesquisa registrada no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) com o número 00118/2012, apontando a preferência das pessoas sobre as eleições de domingo (7) para a Câmara de Dourados. O nome de Cemar aparecia em sexto lugar (2,40%), com letras maiúsculas, abaixo de Délia Razuk, Cido Medeiros, Idenor Machado, Pastor Sérgio Nogueira e Alan Guedes.

Acontece que a pesquisa com esse número – 00118/2012 – registrado no TRE, não foi realizada pelo Ibope e nem sondou a intenção de voto dos eleitores de Dourados. Quem registrou pesquisa no Tribunal com esse protocolo foi a empresa Conpar – Consultoria, Pesquisa e Participações S/S Ltda, e o trabalho foi realizado para sondar a preferência dos eleitores de Campo Grande apenas para a disputa da Prefeitura.

Desde que foi iniciada a campanha eleitoral, o Ibope registrou três pesquisas em Dourados, duas já divulgadas (números de protocolo 00126, de 25 de agosto e 00218, de 20 de setembro) e a terceira protocolada dia 26 de setembro, com número 00283 e previsão de divulgação para esta segunda-feira (1). A Conpar registrou 20 pesquisas no portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), duas delas em Dourados, com os números de protocolo 00106 e 00163, respectivamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também