O plano de policiamento da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) para as eleições já está definido. Todo efetivo está empenhado para garantir a lisura do processo eleitoral e a segurança do eleitor, especialmente, na véspera e no dia de votação.
Em todo Estado o efetivo que trabalha no administrativo, as tropas do 14º Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e do 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental reforçam o policiamento ostensivo-preventivo. No interior os batalhões de área recebem também o apoio de 211 homens e mulheres deslocados da Capital.
O planejamento inclui policiamento a pé, montado, motorizado, tático, de trânsito e com apoio de cães. As equipes do serviço de inteligência também estarão nas ruas verificando denúncias e atuando para evitar que pessoas mal-intencionadas interfiram no processo ou coajam eleitores.
“Nossos principais focos são o sábado da véspera e o domingo de eleição, mas estamos trabalhando em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral desde o início do processo eleitoral e das campanhas. Nossa tropa atende sempre que solicitada pela central 190 e pelo TRE que também recebe denúncias de irregularidades”, disse o comandante do policiamento metropolitano, coronel Evaldo Iahn Mazuy.
De acordo com o comando do policiamento, no interior o processo adotado será o mesmo. O policiamento irá atuar para garantir que as eleições transcorram dentro da normalidade e o cidadão possa exercer seu direito ao voto com tranquilidade e toda a liberdade possível. A polícia estará atenta ao cumprimento da legislação eleitoral e qualquer pessoa que a desrespeite a legislação será detida.