O professor Idenor Machado, nascido em Ribeirão dos Índios/SP, completou 62 anos de idade em março deste ano e 40 anos radicado em Dourados. Filiado ao DEM (Democratas), iniciou na política em 2004, como candidato a vereador, ficando na suplência, com 1.462 votos. Em 2008 recebeu 1.826 votos e, novamente, ficou como primeiro suplente.
Em setembro de 2010, foi convocado a assumir as funções, mas primeiramente teve que servir ao então prefeito-interino, o juiz Eduardo Machado Rocha, como secretário de Educação por um período de 41 dias, onde atuou para tentar corrigir os desvios provocados pelas más gestões verificadas no setor e que culminaram com o afastamento/renúncia do ex-prefeito da época, Ari Artuzi.
Em 2011, Idenor foi escolhido pelos novos pares para ser o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Dourados, função que será exercida até 31 de dezembro deste ano.
Nas eleições do primeiro domingo (7) de outubro deste ano, concorreu a um novo mandato popular e desta vez foi eleito, com 2.457 votos, o terceiro mais votado de Dourados para a legislatura 2013/16.
Formado em Magistério, Pedagogia, Administração Escolar, Ciências, Matemática e Direito, Idenor acumula uma vasta experiência em diversos segmentos. Começou na Educação como professor e diretor na Escola Dom Aquino Corrêa, no distrito de Panambi, e Colégio Oswaldo Cruz em Dourados.
Foi secretário estadual de Educação durante os governos de Wilson Martins e Ramez Tebet e secretário municipal por 12 anos, nas administrações de Braz Melo e Humberto Teixeira.
É um dos idealizadores dos CEUs (Centros de Educação Unificada) e lutou pela construção de mais de 10 unidades no município contribuindo para a diminuição do déficit educacional.